1ª Etapa
Reúna a turma em círculos. Questione aos alunos se eles sabem o que é bullying. Caso algum aluno não saiba o que significa, explique (ou peça para os outros alunos explicarem). Peça para que os alunos exponham a sua opinião sobre o tema. Provavelmente, haverá opiniões divergentes. Proponham, então, para que assistam ao documentário.
2ª Etapa
Assistam o curta "Bullying na Escola". Após, converse com os alunos sobre os diversos pontos de vista do curta. Proponha para que assistam ao filme "Escritores da Liberdade", que é baseado numa história real, e como o bullying pode ser prejudicial para a vida das pessoas.
3ª Etapa
Após assistirem aos dois filmes, peça para que os alunos analisem as características presentes em ambos.
Peça para que se reúnam em grupos e liste as características do bullying, como identificar, porque não devemos praticar e o que fazer caso ocorra. Para fomentar ainda mais a discussão, traga alguns artigos sobre bullying para que os alunos utilizem na discussão e análise.
4ª Etapa
Divida os grupos para que cada um aborde um dos pontos citados acima sobre o bullying (características, como identificar, porque não devemos praticá-lo e o que fazer caso ocorra). Peça para que eles produzam cartazes informativos, utilizando cartolinas, canetinhas, lápis de cor, desenhos, imagens recortadas de jornal, entre outros materiais.