Propaganda política

Plano de Aula do Filme Nova Bandeira Para a Nação | Ficção | De Paulo Marcelo do Vale | 2009 | 15 min | SP

Em outubro, o país irá às urnas para escolher presidente, governadores e membros do legislativo estadual e federal. Nestas eleições temos enormes campanhas políticas e, graças ao poder da televisão, da internet e das imagens, tornaram-se verdadeiros fenômenos midiáticos. Campanhas eleitorais procuram convencer o cidadão - tratado como consumidor - das qualidades e virtudes do produto que anunciam: determinado candidato ou partido. Esse bombardeio de propaganda com frequência causa decepção no eleitorado, que tende a se desinteressar ainda mais pela política.

Identificar transformações nas campanhas politicas. Entender e analisar as propagandas politicas hoje em dia.

Primeiro momento: Comece a aula incitando os alunos a discutir o que é política e o que é democracia. Uma ideia e procurar juntos, diferentes definições de dicionários e Wikipedia. Mostre a eles que a própria discussão é política e também democrática, uma vez que todos podem dela participar em condições de igualdade. Explique a importância da democracia para as sociedades, destacando que ela possibilita a qualquer cidadão ou grupo social desenvolver atividades que objetivem construir uma sociedade em conformidade com seus ideais, valores e interesses. Diga, também, que a democracia é dinâmica e está sujeita a transformações, requerendo a prática política dos cidadãos. Importante explicar que as campanhas políticas foram diferentes ao longo da historia. Como será que os candidatos faziam antigamente quando não existia a televisão? E depois com a TV antes da internet e as mídias digitais? Peça para fazer uma pesquisa em casa à respeito das perguntas acima. Segundo momento: Peça que os alunos apresentem e comentem os resultados da pesquisa feita em casa. Reflita com eles sobre as atuais campanhas eleitorais que estão na televisão e nas mídias digitais. Terceiro momento: Assista o filme com os alunos e monte uma roda de conversa para discutir sobre o objetivo do candidato que aparece no filme e a sua estratégia publicitaria. O que ele realmente quer mostrar? Será que seu objetivo é vender uma imagem produzida do candidato ou do partido, pouco importando sua concepção ou prática política? Qual é a visão que eles tem do eleitorado? Quarto momento: Dividir os alunos em grupos. Pedir a eles que cada um escolha uma propagando de um candidato para analisar para logo apresentar uma visão de todos os que querem ser eleitos. Perguntas guia: A publicidade do candidato estimula a participação do eleitorado ou provoca desinteresse? Qual a proposta dele? Que recursos ele utiliza?

Denise