Feira de Negócios

Plano de Aula do Filme O Carro do Ano | Documentário | De Guilherme Aguilar, Luiz Ferraz | 2010 | 10 min | SP

Muito se tem dito sobre consumo durante os últimos tempos crises econômicas que vem e vão, e as pessoas sempre conseguem de alguma forma comprar ou investir em bens. "O carro do ano", vídeo que baseamos para esse plano de aula, nos traz claramente as jogadas de marketing que existem por trás das grandes empresas, assunto que inspirou para desenvolver nos alunos conceitos voltados a matemática, que serão trabalhados de uma forma espontânea a partir da produção de uma Feira de Negócios.

Aprimorar conhecimentos de matemática e suas tecnologias, para um treinamento prático do ENEM

Desenvolver autonomia dos alunos na produção de uma feira

Esclarecer dúvidas sobre cálculos de porcentagem e multiplicação

Estimular o empreendedorismo nos alunos através da elaboração de uma empresa.

Etapa 1: (10 minutos)

O professor poderá iniciar o encontro com a exibição do curta "O carro do ano".

Etapa 2: (20 minutos)

Após a exibição do curta, sugiro discutir com os alunos suas impressões a partir do que eles entenderam sobre o filme, esse é o momento propício para fazer um balanço de mercado conversando sobre juros e taxas, explanar sobre a crise econômica que o país está vivendo, lembrando o quanto é importante estar informado sobre a atualidade para a preparação do ENEM.

Etapa 3: (20 minutos)

Com a explanação feita, o professor deverá solicitar que os alunos se dividam em grupos de no mínimo seis pessoas, a ideia é praticar a matemática de uma maneira prática, com o intuito de produzir um grande projeto que se tornará uma preparação para o ENEM, portanto esses grupos deverão ser coesos, pois a atividade a seguir pode durar alguns encontros.

A ideia é que eles criem uma empresa fictícia, do ramo de preferência do grupo, desde que, sejam empresas onde alguns ou todos os participantes tenham afinidades e possam tirá-la do papel, para desenvolver o projeto.

Por exemplo, uma empresa do ramo alimentício, precisa haver alguém que domine o assunto para poder cozinhar e produzir os produtos que serão vendidos no fim do projeto.

Etapa 4: (A partir de 50 minutos)

Com os grupos definidos nessa etapa trabalharemos a produção teórica das empresas, contando com o cumprimento dos seguintes passos:

- Definição do produto que será comercializado.

- Criação da Marca (logotipo, missão, visão, valores e histórico da empresa).

- Produção dos documentos para a abertura da empresa (nome da empresa, contrato social, decisão de público alvo e serviços prestados, distribuição das funções, organograma).

- Processo de execução do projeto (divisão das tarefas do grupo, busca de recursos capital, como administrar o capital para desenvolvimento do negócio, gastos, receita, despesas diretas e indiretas).

Após a finalização da parte teórica da empresa os alunos poderão organizar uma Feira de Negócios na instituição, assim como assistimos no curta "O carro do ano", para isso vale ressaltar que se possível, eles comercializem os produtos pensados na parte teórica da etapa anterior, essa atividade pode ser aberta a familiares e comunidade.

Para a Feira acontecer, a instituição precisa disponibilizar um espaço grande, onde os alunos possam montar seus stands e as pessoas circularem para conhecê-los.

É importante também o apoio da instituição com materiais para desenvolver esses stands, como por exemplo: mesas e cadeiras, cartazes, decoração etc.

Etapa 5:

Após a execução da Feira de Negócios, os alunos, orientados pelo professor poderão começar a trabalhar com o balanço geral, pensando em:

- Porcentagens de receita, gasto e lucro.

- Estratégias de economia, quais foram?

- As empresas se preocuparam com a questão ambiental?

- Produção de um inventário com os bens da empresa.

Com essa etapa completada, de forma avaliativa, o professor orientará os alunos a produzirem uma tabela com todos esses quesitos, incluindo seus gráficos e registros de cada empresa.

Avaliação:

Análise da participação individual dos alunos no grupo, registro fotográfico e escrito da Feira de Negócios.