Natal e suas Lendas

Plano de Aula do Filme O Morro da Guerra Eterna | Animação | De Mauro D'Addio | 2011 | 6 min | SP

O fim do ano se aproxima e com ele começam a aparecer as decorações natalinas nas casas, shoppings e lojas. Por trás de cada símbolo de Natal (estrela, vela, Papai Noel, Reis Magos) existe uma lenda. O curta "O Morro da Guerra Eterna" é mais uma lenda contada as vésperas do Natal e é uma excelente oportunidade para trabalhar com os alunos esse gênero textual e suas características.

- Conhecer as características do gênero textual Lenda

- Conhecer diferentes lendas de Natal

- Produzir um curta

1° momento:

Antes de assistir com os alunos ao curta "O Morro da Guerra Eterna", em uma roda de conversa, faça um levantamento das histórias que eles conhecem sobre o Natal e anote para utilizar posteriormente. Explique que o filme a que eles irão assistir é mais uma das histórias que são contadas sobre o Natal. Assista com os alunos ao curta e solicite-lhes prestem atenção na técnica em que foi utilizada para a sua produção.

2° momento:

Discuta com os alunos o que mais chamou atenção deles na história do filme, questione se eles acreditam que essa história de fato aconteceu ou se acham que é apenas uma lenda.

Explique que lendas são geralmente histórias transmitidas oralmente pelas pessoas para contar acontecimentos que misturam fatos reais e fantasiosos e que são modificadas pela imaginação das pessoas a cada vez que é contada.

Questione quais lendas os alunos conhecem e mostre que algumas histórias do repertório dos alunos, como Negrinho do Pastoreio, são também lendas.

3° momento:

Retome as histórias que foram levantadas no primeiro momento da aula e questione os alunos se essas histórias também são lendas, aponte as características de cada uma delas que justifiquem que são ou não lendas. Peça aos alunos que se dividam em grupos de até 5 alunos e escolham uma das histórias da lista para pesquisar.

4° momento:

Em parceria com o professor de artes, retome o curta apresentado e questione agora sobre a técnica utilizada no filme, explique para eles que a técnica utilizada para animar objetos inanimados chama Stop Motion e é feita a partir de uma série de fotografias do mesmo objeto em posições diferentes.

Utilizando massinha ou outros materiais e uma máquina fotográfica, cada grupo deverá contar a lenda de natal que escolheu utilizando a técnica Stop Motion. Peça a que eles que utilizem a pesquisa realizada no 3° momento da aula para auxiliar na elaboração do roteiro.

O grupo deverá se dividir pensando nas seguintes tarefas:

- responsável pelas fotos

- responsável pelo roteiro

- responsável pela edição de vídeo

- responsável pela criação de cenário e personagens

- responsável pelo áudio.

Depois dos filmes prontos, organize um dia para exibi-los para toda a comunidade escolar.

Como fazer StopMotion

Caroline Franco