Memórias Inventadas

Plano de Aula do Filme Dona Cristina Perdeu a Memória | Ficção | De Ana Luiza Azevedo | 2002 | 13 min | RS

Vemos presentes nesse curta alguns temas relevantes para serem trabalhados em sala de aula, dentre eles a questão do respeito ao idoso e da construção ou desconstrução de memórias. Pretendemos abordar esses dois temas principais, além de trabalhar com os gêneros textuais: Memórias e Cartas.

- Propiciar aos alunos uma reflexão sobre os Idosos no Brasil, na nossa Comunidade e na família. - Buscar juntamente com a poesia inventar memórias criar personagens alçar vôos com a imaginação dialogar por cartas.

1ª Etapa - Assistir ao Curta. - Escutar a música "Gentileza"- Marisa Monte. - Realizar uma roda de conversa sobre o tema da Terceira Idade e sobre os Idosos. - Quais as Gentilezas que atualmente temos com os Idosos? - Construção de um Poema Visual - Caligrama, que consiste no seguinte: 1º Escolher um desenho que queira fazer (desenho simples: sol, casa, animal, etc.) 2º Desenhar em um lado da folha. 3º Escrever o nome do objeto, coisa, animal, que desenhou no outro lado da folha. 4º Recortar o desenho. Atrás, teremos o poema visual com o nome do desenho, dando seu contorno com letras soltas e incompletas. - Com Palavras de Gentileza, construiremos um poema visual sobre Terceira Idade. 2ª Etapa - Através das poesias de Manoel de Barros - Memórias Inventadas, trabalhar com os alunos: Quais são nossas memórias? - Criar um personagem (Inventar, dar vida a um objeto, ser, animal, etc.). - Escrever uma carta inventando memórias, contando histórias e estórias. - Trocar cartas entre os colegas. - Pesquisar Memórias com pessoas mais velhas. 3ª Etapa - Sistematizar a pesquisa, realizar uma roda de conversa para partilhar o que encontramos, e quais foram as memórias contadas. - Digitar as memórias inventadas junto com as memórias pesquisas. - Criar um livro (Impresso e Digital).