|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Memórias


Plano de Aula do Filme Dona Cristina Perdeu a Memória | Ficção | De Ana Luiza Azevedo | 2002 | 13 min | RS


Por meio desse belíssimo curta, podemos trabalhar algumas questões ligadas à narrativa e à memória. Como Dona Cristina conta a sua história de vida? Que elementos ela utiliza? Quais desses elementos ela muda durante a história? E nossa memória, como a construímos? A partir desses tópicos, pretendemos trabalhar com esses dois grandes temas abordados no curta.




Objetivos
a) Gerais: Discutir o processo de construção da memória e da identidade a partir da exibição do curta "Dona Cristina perdeu a memória" b) Específicos: Compreender as transformações nas narrativas de Dona Cristina e de Antônio.

Situação Didática
1ª Etapa Discussão sobre os conceitos de memória e identidade em uma roda de conversa 2ª etapa Exibição do curta "Dona Cristina perdeu a memória" e exposição livre dos alunos 3ª etapa Elaboração coletiva de um painel sobre a temática trabalhada. Material de apoio: Sala de informática. Avaliação: A avaliação foi feita através da manifestação oral dos alunos, percebendo se eles foram receptivos na abordagem e no desenvolvimento das atividades.

Comentários
Para saber mais: BOSI, Ecléia. Memória e Sociedade. Lembranças de Velhos. São Paulo: Ed. da USP, 1987. HALBAWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004. MEIHY, José Carlos Bom e HOLANDA, Fabíola. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007. PORTELLI, Alessandro. A filosofia e os fatos: Narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, n. 2, p. 59 -72, 1996. PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho: algumas reflexões sobre a ética na história oral. In: Projeto História, n. 15. São Paulo, PUC, 1997, p. 13-50. Palavras-chaves: Memórias identidade painel artístico. Plano de aula produzido por Chéli Nunes Meira e Mônica Maciel Vahl (Com adaptações de Talita Cavalcante de Morais Silva).

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Mary Grace