|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Articular o pensamento


Plano de Aula do Filme Afinação da Interioridade | Documentário, Experimental | De Roberto Berliner | 2001 | 1 min | RJ


A articulação do pensamento nos pede tempo. A reflexão demanda o cruzamento de dados, informações. A análise ponderada não acontece dentro dos milésimos de segundo que o processador de um computador utiliza para disponibilizar conteúdos. O cérebro humano, condutor de todas as nossas ações, precisa preparar-se para toda e qualquer fala, a quantidade de movimentos engendrados por uma pessoa quando se pronuncia é muito difícil de ser calculada. E há aqueles que pensam que tudo isso é tão simples quanto apenas abrir a boca...




Objetivos
Mostrar pelo exemplo do artista consagrado, do homem de letras, do militante político, ser engajado em tantas causas e autor de obra fulgurante na cultura nacional, como Gilberto Gil, que precisamos mesmo articular nossos pensamentos ao invés de simplesmente falarmos o que, literalmente, nos "der na telha". E como é mais difícil do que parece este exercício...

Situação Didática
Proponha um tema qualquer para discussão em sala de aula. Alguma questão polêmica, de preferência que esteja em evidência nos jornais, TV, internet... Não dê aos alunos qualquer subsídio, apenas indique o tema e deixe-os falar a vontade. Grave o debate em áudio ou vídeo. Num próximo encontro, apresente o curta "Afinação da Interioridade" e traga informações sobre o tema debatido pelos alunos. Destaque pontos falados por eles no áudio ou vídeo gravado para que percebam as eventuais discrepâncias entre o que disseram e o que se sabe sobre esta temática. Coloque em discussão a necessidade da Reflexão e da Articulação do Pensamento!

Comentários
No mundo de hoje as pessoas falam tudo o que pensam e, em muitos casos, não se preocupam com a qualidade e a coerência quanto ao discurso pronunciado. É preciso rever esta prática e propor que nossas participações sejam fruto da reflexão, com o surgimento de discursos articulados, melhorando nossa relação com o tempo, dando-nos a necessária e preciosa calma para que ecoem nossos pensamentos, respeitando também as particularidades de cada indivíduo, ou seja, o tempo de cada um para esta prática!

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado