O professor irá primeiramente preparar os alunos para a apresentação do Curta. Com uma semana de antecedência deve solicitar aos alunos que procurem noticias em jornais, revistas, Internet que abordem o tema desigualdade entre os jovens (acesso à educação, emprego, moradia, lazer etc).
Será então apresentado o filme e depois da apresentação será realizado um primeiro debate, pois, com certeza, os alunos estarão ansiosos para conversar sobre o assunto. O professor pode lançar algumas questões para provocar a discussão:
Qual o nível de desigualdade entre os segmentos da população brasileira? (homens/mulheres: brancos/negros etc.)
Qual a política atual voltada para a solução de problemas em
relação à desigualdade social? E em relação a outros tipos de desigualdade pouco respeitadas tais como a religiosa, étnica etc.
Na opinião dos alunos, quais seriam as medidas efetivas que
minimizariam essas questões?
Qual o papel da educação nesse processo?
Quais as medidas efetivas que poderiam ser apresentadas para minimizar o problema da gravidez na adolescência?
A discussão não terá um fim, e esse é o objetivo do trabalho nesse momento. O professor irá então propor os próximos passos que são: a criação do e-jornal e do blog.
E - jornal:
É uma estrutura organizada contendo artigos jornalísticos, fotos, charges, anúncios etc e que é veiculado em meio digital - Internet.
Para se produzir um Jornal:
1. Levantar o tema e a abordagem que será dada - (pauta)
2. Pesquisar sobre o assunto em diversas fontes - (pesquisa)
3. Escolher a técnica, por exemplo, reportagem, entrevista, crônica etc.
4. Escrever um roteiro de perguntas.
5. Realizar as entrevistas (se for necessário).
6. Planejar a elaboração do texto - destacar o que é mais importante em tudo o que foi pesquisado e nas entrevistas para estar no início do texto e depois assinalar quais as informações que entraram na seqüência do mesmo.
7. Escrever a primeira visão do texto.
8. Submeter à apreciação do grupo (editores).
9. A partir das observações do grupo escrever a versão final do texto.
10. Nunca se esquecer de citar as fontes de pesquisa.
Passo-a-passo
Familiarização com as ferramentas TIC necessárias ao projeto (editor de texto, Internet, editor de html, programa de edição de imagem etc)
Organização dos grupos de trabalho em editorias para a captação de informação e o processo de escrita colaborativa
Com a ajuda dos professores, decidir quem será responsável por cada tarefa (recolher informação, escrever esboços, tirar fotografias, lidar com as ferramentas TIC, recolha bibliográfica, etc.)
Decidir as editorias do e-jornal e chegar a uma concordância com os colegas (por exemplo, educação, sexo x drogas, lazer, política etc.)
Realizar a reunião de pauta
Escolher a abordagem jornalística de acordo com o tema (entrevistas, noticias, reportagens, foto-reportagem, investigação, composições, crônicas .)
Adquirir competências lingüísticas necessárias ao cumprimento da tarefa: através da leitura e análise de artigos similares escritos por jornalistas profissionais, estudo do vocabulário relacionado com o tema, etc.
Para a seleção de informação:
Os alunos procuram, selecionam e organizam o material sobre a sua pauta (via Internet e/ou biblioteca)
Expõem suas idéias e preparam esboços dos artigos respeitando a abordagem jornalística escolhida
Decidem o layout e as imagens que serão incluídas no trabalho como forma de ilustrar a idéia principal do texto
Os professores acompanham o trabalho dos alunos, oferecem orientação ao longo de todo o processo e ajudam-nos a lidar com os desafios da escrita da matéria jornalística
Os textos são submetidos então aos demais membros da equipe que irão dar sugestões podendo ou não acrescentar propostas para o texto final
Na redação da versão final do artigo os alunos levam em consideração os comentários emitidos pelos outros membros da equipe registram as fontes de informação de forma apropriada e inserem o artigo no Espaço Virtual do e-jornal
Para criar um espaço de trabalho colaborativo:
Os alunos lêem os artigos dos seus colegas
Trocam comentários e avaliam-nos, observando a qualidade da linguagem, conteúdo, layout e relevância das imagens
Os comentários poderão ser realizados no blog no espaço reservado ao trabalho de equipe ou em um espaço de idéias delimitado na parede da sala de aula ou corredores da escola
Os melhores trabalhos (leva-se em conta aqui: o tema, a pesquisa realizada para a captação de informações, a seleção de imagens, a realização de entrevistas e a qualidade do texto final) receberão uma versão impressa que será afixada em forma de mural em pontos estratégicos da escola e da comunidade do entorno.
Jornal Mural
Constitui uma das formas mais rápidas e eficientes de comunicação com os leitores. Instrumento dinâmico abre espaço para um conjunto de informações que muitas vezes não são focalizadas pelos veículos diários.