|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Sobre bares e cigarros...


Plano de Aula do Filme No Bar | Ficção | De Cleiton Stringhini, Paulo de Tarso Mendonça | 2002 | 8 min | SP


O bar é uma instituição brasileira. Dizem que não há cidade no país em que não exista bar e igreja. É local marcado pela presença de figuras que fazem parte da história e vida cotidiana de qualquer município, dos donos até os bêbados e que, para o bem e para o mal, constituem elemento essencial para entender a sociedade brasileira. Nos bares acontece cotidianamente a venda das drogas lícitas, os cigarros e as bebidas alcoólicas. Tudo permitido, mas nos últimos anos, em função de campanhas que motivaram o governo a tomar medidas mais duras, dificultado com o fim da publicidade na TV para os cigarros, as embalagens com imagens para desestimular o consumo, as normas que proibem a venda para menores... Será que isso é efetivo?




Objetivos
Estudar os bares a partir dos elementos da sociologia e da história. Analisar as questões relativas a venda e consumo de drogas lícitas. Questionar a legalidade da venda de cigarros e bebidas alcoólicas. Verificar se as medidas que inibem o consumo de álcool e tabaco tiveram o resultado esperado. Analisar as consequências do consumo de álcool e tabaco para o organismo humano.

Situação Didática
Realizar levantamentos e apresentar em aulas os malefícios do álcool e do tabaco. Compreender e estudar o bar como elemento da cultura brasileira, verificando sua história e também os prós e contras desta instituição nacional. Apresentar o curta e a partir dele o estudo das medidas tomadas pelas autoridades para inibir o consumo de drogas lícitas no país. Criar campanhas a serem veiculadas na escola e na comunidade com o intuito de desestimular o uso de álcool e tabaco. Aumentar a discussão convidando especialistas para falar sobre os problemas de saúde causados pelo uso de álcool e tabaco.

Comentários
O quanto de nossas ações são realmente conscientes? Pare e pense... Você compra e consome cigarros ou bebidas alcoólicas por livre e espontânea vontade ou foi seduzido a comprar e usar estes produtos pela força da publicidade ou pela pressão de amigos? São questões que se colocam para todos, necessárias para que pensemos com força e tenhamos presença, personalidade em nossas escolhas, sendo capazes de renunciar a hábitos que nos são imputados muitas vezes... Escolha a vida, a saúde!

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado