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O dia em que "o Brasil inteiro chorou"


Plano de Aula do Filme Barbosa | Documentário, Ficção | De Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado | 1988 | 12 min | RS


Barbosa é o nome do goleiro que, na Copa do mundo de 1950, tomou o gol que fez com que o Brasil perdesse o título de campeão para o Uruguai por 2 a 1. Era o dia 16 de julho e o estádio do Maracanã estava sendo inaugurado. A personagem do filme, já com 49 anos de idade, vai narrando seus sentimentos naquele dia, dia em que "o Brasil inteiro chorou". Inconformado com a situação, resolve lançar mão de uma máquina do tempo e voltar àquele dia, na esperança de impedir, de alguma forma, que Barbosa deixasse a bola entrar no gol e viesse a se tornar o único responsável pelo resultado desastroso (para os brasileiros) do jogo.
Voltando a 1950, a personagem se dirige ao estádio do Maracanã, observando a movimentação intensa dos torcedores pelas ruas.
Ao entrar no estádio, relembra suas emoções naquele dia em que assistia à partida junto com seu pai. Dirige-se ao vestiário e planeja agir em defesa de Barbosa pouco antes do momento do segundo gol, ocorrido aos 20 minutos do segundo tempo.
Sua intenção era alertar o goleiro para que apanhasse a bola, numa tentativa fictícia e desesperada de evitar o placar de 2 a 1 para o Uruguai. No momento em que resolve agir, é impedido pelo segurança do vestiário, mas consegue se desvencilhar dele e se dirigir ao campo, perto da trave onde estava Barbosa e próximo do momento do segundo gol.
Grita desesperadamente o nome do goleiro, mas não consegue evitar o placar final. Assim, de volta aos atuais 49 anos de idade, admite que não apenas Barbosa fora o "culpado" pelo fato de o Brasil ter perdido a Copa do mundo de 1950, mas ele também, que não conseguira chamar a atenção do goleiro para o chute do jogador Gighia em direção ao gol da vitória.
O curta-metragem retrata um momento trágico da história do futebol brasileiro, não apenas pelo resultado final, mas também por coincidir com a inauguração do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Por meio desse episódio, é possível explorar questões relativas à História e Geografia de ambos os países, incluindo momentos políticos vividos por cada um deles, à época do jogo.
Além disso, trata-se da quarta Copa do Mundo de Futebol e os alunos poderão pesquisar sobre as copas anteriores ou até mesmo sobre a origem e a história do futebol. Do ponto de vista dos temas transversais, Ética e Cidadania merecem destaque tendo em vista aspectos como competição, controle de emoções e respeito pelo adversário que não está numa situação de guerra, mas apenas num evento esportivo onde o ganhar e o perder estão sempre juntos.




Objetivos
Na vida escolar, assim como em atividades esportivas de âmbito nacional e internacional, deparamo-nos com sentimentos de tensão, expectativa e pressão, seja por parte do treinador, seja por parte do público.
Há também a busca pelo perfeccionismo individual, que não admite um desempenho que não leve à vitória ou a uma boa colocação no ranking geral da competição.
Todo esse conjunto de emoções pode nos conduzir a ações impensadas de desrespeito para com o(s) adversário(s), tanto verbais quanto físicas e pessoais, gerando constrangimento para todos. Assistindo ao filme, os alunos deverão perceber que os campeonatos esportivos, antes de mais nada, têm a intenção de entreter o público, estimular a prática de esportes, incentivar a importância de bons hábitos alimentares e cuidados com a saúde e o bem-estar individual.
Além disso, é importante destacar o trabalho em equipe, onde cada um tem uma função a desempenhar, desde que seu companheiro também faça a sua parte no jogo.

Situação Didática
 Trabalho interdisciplinar: História, Geografia e Educação Física - Divididos em grupos, os alunos poderão pesquisar por meio de livros, coleções, álbuns de época, documentários jornalísticos, acervo de hemeroteca, acervo de revistas especializadas, acervos esportivos da própria escola, realização de entrevistas com atletas ou ex-atletas ou, ainda, realizar visitas (monitoradas) aos clubes ou centros esportivos locais, selecionando e analisando quais os recursos disponíveis que contenham as práticas esportivas de maior destaque mundial, realizadas (atualmente) nos vários países: esportes de inverno, esportes radicais, olimpíadas, para-olimpíadas, copas de tênis, copas de futebol, campeonatos interclubes, jogos pan-americanos e outros tantos que surgirão no decorrer das pesquisas. Aspectos históricos e geopolíticos desses países também deverão integrar o estudo. Os registros dar-se-ão de acordo com cada fonte pesquisada: se for mediante entrevista, os alunos deverão registrá-la através de gravador ou com câmera, se possível.
O mesmo deverá ocorrer com eventuais entrevistas em centros esportivos e clubes, objetivando depoimentos de atletas e ex-atletas. Os materiais obtidos em jornais, revistas e demais mídias impressas poderão ser reproduzidos via xerox e virem acompanhados de uma breve explicação sobre a imagem retratada, a matéria escrita ou simplesmente serem recontados (reescritos, na verdade) pelo(s) aluno(s) que o pesquisaram, como se fora uma pequena reportagem.
A interdisciplinaridade do trabalho será registrada num portfólio de atividades, que deverá ser dividido pelas áreas contempladas durante a atividade. As atividades de Português têm seu foco em elementos de leitura, interpretação, seleção e reescrita. Como a idéia é identificar as práticas esportivas ao redor do mundo, as atividades de Geografia deverão conter descritivos escritos e imagéticos do país pesquisado, relatando seu primeiro grande evento mundial lá sediado, impacto turístico e social , quantos e quais países participaram e qual o cenário mundial e local da época, isto é, aspectos políticos e econômicos. A área de Educação Física deverá contemplar pesquisas sobre preparação física para atletas, como alimentação equilibrada, acompanhamento especializado, roupas adequadas, freqüência e duração dos treinos. Biografias como as de Nuno Cobra, treinador de Ayrton Senna de Luiz Felipe Scolari (o Felipão), ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol e de Bernardinho, técnico de vôlei, deverão ser conhecidas pelos alunos. Interessante, também, conhecerem a biografia dos professores de educação Física da própria escola, para que descubram o processo de formação e de trabalho exigido e sua intencionalidade, no âmbito escolar.

 Ética e Cidadania - Finalizada a apresentação do filme, discuta com a classe questões ligadas à violência nos estádios (e em outros espaços esportivos), a rivalidade entre torcidas, a intolerância e a discriminação raciais presentes nos esportes em geral. Conduza a conversa no sentido de fazer com que os alunos percebam que a paz nos esportes é mais do que uma simples campanha publicitária, mas uma forma civilizada de confraternização entre as pessoas.
Dependendo da faixa etária, esta discussão pode migrar para eventuais rivalidades entre as séries, não necessariamente no âmbito do esporte, mas em relação ao aproveitamento e desempenho escolares das várias salas.

Comentários
Avaliação - No item que envolve História, Geografia e Educação Física, os grupos poderão formar portfólios para cada esporte estudado, reunindo, passo-a-passo, informações sobre cada uma das 3 áreas citadas.
A avaliação dos temas Ética e Cidadania pode ser conduzida no sentido de fazer com que os alunos percebam, debatam e justifiquem a necessidade e a importância de legislações aplicadas às várias práticas esportivas.
Normalmente, apenas as "regras dos jogos" são conhecidas, mas não a existência de parâmetros legais, nacionais e internacionais, para que eles ocorram.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Beatriz Rizek


Formação: Mestre em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP Graduada em Pedagogia, com habilitações em Administração e Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Pós-graduada em Psicopedagogia (lato senso) Especialização em Psicomotricidade no Institut Supérieur de Rééducation Psychomotrice de Paris/França
Atividades Profissionais: Coordenadora Pedagógica da Escola do Futuro da USP - www.futuro.usp.br . Coordenadora Pedagógica da PMKT - perfect marketing. Consultora ad hoc da Estudo, Estratégia e Informação, em Educação a Distância via internet.Coordenadora Pedagógica de curso a distância de 60 horas, parceria Escola do Futuro da USP, LARC / POL I -USP e NEV / USP - Núcleo de Estudos da Violência.Coordenadora pedagógica do projeto de digitalização dos programas da TV ESCOLA / MEC - Grupo de TV Digital Interativa da Escola do Futuro da USP. Coordenadora pedagógica de programa piloto de inclusão digital para Associação Brasileira de Distrofia Muscular - ABDIM / SP - www.abdim.org.brCoordenadora pedagógica do portal Miniweb Educação - www.miniweb.com.brConsultora pedagógica da Fundação Alavanca - ConectBus - Pontos Móveis de Internet Consultora do portal Klickeducação para ambientes virtuais de aprendizagem - 2000 - 2002Coordenadora Pedagógica e Articulista do Jornal Diário do Grande ABC - Santo André
Publicações: 2005 - Autoria do livro de apoio didático Ensinar com arte. Aprender com criatividade para divulgação exclusiva da Faber-Castell. 2004- Trabalhos cientificos, entre eles:Componentes de avaliação continuada no ambiente de uma comunidade virtual Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/108-TC-D1.htm (capturado em 09/11/04)
Nível: Ensino Superior
Instituição: USP / Rizek Assessoria Cultural | São Paulo | SP