|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Brincadeira e amor podem andar juntos


Plano de Aula do Filme O Céu de Iracema | Ficção | De Iziane Filgueiras Mascarenhas | 2002 | 12 min | CE


O curta-metragem "O Céu de Iracema ", cujo tema "primeiro amor" é discutido de forma silenciosa, traz uma visão ingênua e marcante sobre o prazer e o lazer, retratando que brincadeira e amor podem caminhar juntos.
As crianças do curta nada falam, mas suas expressões nos "dizem" perfeitamente o que estão sentindo.
A feitura do elemento que os "apresenta" e os une - a pipa - é um momento solitário e seu deleite poderia continuar a sê-lo caso ambos não se permitissem a arte do desafio, da ingênua brincadeira e do (re)conhecimento mútuo.
Temas que podem ser trabalhados a partir do curta:
Em Psicologia/ Comportamento:
o O primeiro amor
o Valores e costumes: crenças (acerca da escolha das brincadeiras)
o Vida urbana numa metrópole e numa cidade "praiana"
Em Arte:
o Obras de arte de Portinari (Meninos Soltando Pipas)
o A Fase social do pintor e seus temas do cotidiano.
Em Ciências:
o Perigos da brincadeira com pipas
o Eletricidade: seus benefícios e as causas de seus perigos
o Vida saudável na cidade, no campo e na praia.




Objetivos
o Refletir sobre regras sociais e costumes: o que são brincadeiras de meninos e de meninas? Quem disse que é assim? Existe verdade absoluta para esta questão?

o Discutir sobre a importância dos cuidados ao brincar com pipas:
o Na feitura e ao soltá-la
o Quanto aos outros e quanto a si próprio.

o Pesquisar sobre a história da pipa e da eletricidade

o Expressar-se através de diários escritos (em cadernos, agendas, virtuais - Blog )

o Expressar-se através da Arte.


Situação Didática
Orientação Didática: Ao aproximar as crianças das obras de arte, pretende-se que as mesmas percebam que o belo artístico é algo subjetivo. Que seus desenhos possuem o belo estético quando feitos com carinho, independente da "qualidade" de seus traços.

Fases do trabalho:

1. Apresentação do curta "O céu de Iracema"
2. Roda de Conversa sobre as brincadeiras de criança
3. Leitura compartilhada de livros que retratam:
a. brincadeiras de meninos e de meninas
b. O primeiro amor.
4. Momento da criação: re-leitura da obra de Portinari
5. Roda da descoberta: socialização dos escritos de cada um sobre seu "primeiro amor" (desde que respeitadas a privacidade de cada um e sua fase/idade).


Comentários
Bibliografia e Webgrafia consultada e sugerida:

Como fazer pipas:
http://www.light.com.br/web/institucional/seguranca/campanhas/pipas/comofazer/tefazer.asp?mid
http://www.coats.com.br/scripts/consumo/dica/ponto_dica_pipa.asp

Dez Mandamentos para soltar pipas:
http://www.light.com.br/web/institucional/seguranca/campanhas/pipas/mandamentos/temandamentos.asp?mid

História da pipa:
http://www.light.com.br/web/institucional/seguranca/campanhas/pipas/invencao/teinvencao.asp?mid
http://www.belotypipas.com/main.htm

Pipas no céu e seus cuidados:
http://www.light.com.br/web/institucional/seguranca/campanhas/pipas/tepipas.asp?mid=
http://www.coats.com.br/scripts/consumo/dica/ponto_dica_seguranca_pipa.asp

Meninos Soltando Pipas - de Portinari:
http://www.portinari.org.br/candinho/candinho/gen_1.pl-BR+exact+OA-3320+GT-02++.htm

Sobre o Bairro: Praia de Iracema: http://www.visitfortaleza.com/brasil/praias/iracema.html

Sobre o livro "IRACEMA" - http://pt.wikipedia.org/wiki/Iracema

Livros que podem ser lidos com a turma:

Amoreco: pequenas histórias para meninos e meninas iniciantes nas coisas do amor, de Edson Gabriel Garcia, Editora Cortez, 2004.
"Em sete contos recheados de humor, o autor narra as primeiras incursões dos pré-adolescentes no campo sentimental. Alegrias, medos, paixões, primeiro beijo, etc. Edson Gabriel Garcia é paulistano e um dos maiores escritores de livros infanto-juvenis, com vários títulos traduzidos no exterior. Kiko é artista plástico e este é o seu livro de estréia na literatura infantil".
Fonte: http://www.cortezeditora.com.br/produto_detalhe.php?codeps=fDg2MXwxfGJ1c2NhfDF8fHRpdHVsb3xBU0N8YW1vcmVjbw==


Por que meninos têm pés grandes e meninas têm pés pequenos? De Sandra Branco. São Paulo: Cortez, 2003.
"É uma história em que se faz um questionamento sobre a identidade e lugar dos pés no mundo. Será que pés delicados são sempre das meninas e pés grandes são sempre dos meninos? Os pés revelam quem somos? Ou o que queremos ser? Sandra Branco é professora universitária de pós-graduação e este é seu livro de estréia na literatura infantil. Elma Neves mora na Paraíba e está-se revelando uma talentosa artista".
Fonte:
http://www.cortezeditora.com.br/produto_detalhe.php?codeps=fDg0N3wxfGJ1c2NhfDJ8fHRpdHVsb3xBU0N8YnJhbmNv




Pedagogo Autor do Plano de Aula
Marilene Lima


Formação: Mestre em Educação: História, Política, Sociedade, pela PUC/SP (1999-2001) tendo desenvolvido pesquisa sobre a História dos Métodos de Alfabetização em São Paulo.Psicóloga, formada pela UMESP (1991-1997).
Atividades Profissionais: Coordenadora do Programa Edukaleidos: Educação para o bem-estar [http://www.edukaleidos.pro.br]. Docente na Pós-Graduação da UNISA nos cursos de Psicopedagogia Clínica e Institucional (Lato Sensu)e MBA Executivo em Gestão de Pessoas (Unisa Business School).
Publicações: Últimas publicações: Entrevista concedida à jornalista Thais Gurgel, do Caderno Especial: Educação Infantil, da Revista Nova Escola, "Conhecimento de Mundo na Educação Infantil", publicação prevista para março/2007; Artigo no site Pró-Fala (http://www.profala.com/artpsico41.htm - Portugal) Educação, Psicanálise e Cultura
Nível: Ensino Superior
Instituição: UNISA | São Paulo | SP