Um museu dentro de casa...

Plano de Aula do Filme Rua da Escadinha 162 | Documentário | De Marcio Camara | 2003 | 18 min | CE

Ir a um museu é atividade das mais relevantes para a educação. Ponto de encontro das pessoas com a cultura, seja erudita ou popular, variando é claro em relação ao endereço visitado, é atividade que deveria ser obrigatória anualmente para todas as turmas escolares. Museus são locais muitas vezes desconhecidos de nossos estudantes e isso constitui, certamente, um grande erro a ser corrigido nas escolas. Estimular a visita a partir da escola e promover tais casas de cultura também como referenciais para um bom passeio familiar é mais que tarefa, verdadeira causa pela qual devem lutar os educadores.

Promover nas escolas uma cultura favorável a visitas a museus. Integrar tais casas de cultura ao itinerário regular das escolas, da educação infantil a universidade. Mostrar que, muitas vezes, é possível montar exposições com acervos domésticos, de objetos variados que contam um pouco de nossa história, pessoal ou coletiva. Incentivar na escola a realização de mostras de objetos que contem a história cotidiana de nosso país.

Introduzir o tema Museu com perguntas e debate juntamente aos alunos para saber qual a compreensão que eles tem destes espaços de cultura. Programar visita a um museu próximo a escola. Realizar ida ao laboratório de informática para que os alunos visitem museus virtuais do Brasil e do mundo. Apresentar o filme Rua da Escadinha 162 para consolidar a ideia de que muitas vezes há objetos em nossas casas que poderiam estar em museus pois contam a história de nossa gente. Montar mostra de objetos antigos pertencentes aos próprios alunos ou parentes simulando um museu. Realizar filmagens com pessoas que conheçam ou sejam donos de tais objetos falando sobre seu uso e a evolução dos mesmos... Abrir a exposição com os objetos, filmes e depoimentos para a comunidade.