|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

O Brasil da Ditadura na visão inteligente e bem-humorada de Henfil


Plano de Aula do Filme Cartas da Mãe | Documentário | De Fernando Kinas, Marina Willer | 2003 | 28 min | PR


O Henriquinho, ou melhor, o Henfil como era mais conhecido, foi uma daquelas figuras emblemáticas, marcantes e maravilhosas que vez por outra aparecem por esta terra. Homem de sensibilidade profunda, inteligência aguçada e senso de humor abençoado, despontou pessoal e profissionalmente justamente na época em que a ditadura militar havia assumido o poder no Brasil. Isso não o impediu, no entanto, de compor sua obra, como humorista e, com isso, nos permitir uma visão crítica e intensa de um Brasil que, felizmente para os brasileiros, não mais existe...




Objetivos
Mostrar o Brasil da ditadura e, ao mesmo tempo, demonstrar as possibilidades do trabalho de produção artística e literária a partir dos cartuns, quadrinhos e cartas. Apresentar para as novas gerações o trabalho de Henfil, seus personagens, escritos, o Pasquim...

Situação Didática
Ao iniciar abordagens em aulas sobre a História do Brasil no período da ditadura ou ainda possibilidades de produção literária e artística (quem sabe até programar ações em paralelo pelos professores das disciplinas em questão), passar o filme para a turma. Depois de apresentar o curta, promover o surgimento de uma corrente de correspondências entre os alunos em que o papo inicial seja um dos temas do filme, a saber: Ditadura Militar, Quadrinhos e Cartuns ou ainda Henfil. A troca de correspondências deve ser feita via correio, com as cartas posteriormente sendo levadas em sala de aula para o professor. Outra boa alternativa seria fazer um levantamento da produção de cartuns e quadrinhos de Henfil, analisando algumas destas realizações e criando uma exposição.

Comentários
Cartas da Mãe é um curta especialíssimo por todas as abordagens que nos permite fazer. Ao propor um exame e visita de uma forma inteligente, bem-humorada e sensível sobre uma das páginas mais dramáticas e trágicas de nossa recente história, já se torna obrigatório. Mas, vai além, proporciona também a possibilidade de conhecer o artista, o homem, o brasileiro Henfil. Nos coloca em contato com uma arte especialíssima, os Quadrinhos e Cartuns (Charges). Se não bastasse tudo isso, ainda oportuniza a experiência da troca de cartas, do contato entre amigos, da ligação com a família. Um clássico!

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado