|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Filmes
Filtrar por

Escondendo a pobreza.


Plano de Aula do Filme À Margem dos Trilhos | Documentário | De Marcelo Pedroso, Pedro Severien | 2014 | 8 min | PE


Muitas vezes, nas propostas de modernização de bairros e cidades, por trás de grandes empreendimentos que atendem apenas a população mais rica das cidades, pouco se pensa nas pessoas menos favorecidas e a grande preocupação é esconder as favelas e ocupações urbanas que são consideradas esteticamente feias.




Objetivos
-Discutir propostas de modernização que levem em consideração todos os moradores daquele espaço.
- Elaborar propostas para resolver esses problemas.

Situação Didática
1° momento:
Escolha uma região do entorno da escola, que possua ocupação urbana irregular, e discuta com os alunos que ações de melhoria que eles acreditam que deveriam ser feitas para tornar aquela região mais moderna e bonita.
Anote as propostas dos alunos para ser retomada ao final do filme 2° momento:
Assista o filme com os alunos e logo faça uma discussão com eles:
- Que problemas que foram levantados pelos narradores do curta. - Que problemas vocês percebem pela própria experiência que existem relacionados à habitação social?
Retome as propostas que eles fizeram de melhoria na região no entorno da escola e questione se eles, ao propor essas mudanças, levaram em consideração a população que estava naquela região ou apenas se preocuparam na estética dos espaços.
3° momento:
Peça para que os alunos, em grupos, discutam propostas de melhorias que levem em consideração as questões levantadas durante a exibição do filme:
"Que possibilidades o governo pode promover para que as áreas de habitação popular possam ter qualidade, se consolidar, não ser apenas áreas que são segregadas e excluídas."