Os alimentos: Propriedades, consumo e conservação

Plano de Aula do Filme A Lasanha Assassina | Animação | De Ale McHaddo | 2002 | 8 min | SP

Quem não gosta de uma boa massa. Ainda mais daquelas preparadas em casa, com muito capricho, pela mãe ou avó? Lasanha, canelone, espaguete... Todas suculentas, cheias de molho, com muito queijo, reforçadas com carne moída ou presunto... São irresistíveis, não é mesmo? Pois os alimentos, em geral, devem ser conhecidos por quem consome quanto a sua origem, qualidade, conservação, manuseio e consumo. Não basta apenas gostar, é preciso saber do que se tratam, como foram preparados, quais suas qualidades nutricionais, o quanto podemos (ou devemos) consumir... A Lasanha Assassina é uma animação que brinca com o assunto, mas ao mesmo tempo pode nos ajudar a propor um exame mais minucioso dos alimentos quanto as suas propriedades, consumo e conservação. Vamos aproveitar?

Apresentar as propriedades dos alimentos, a classificação científica do que comemos, suas características gerais e, ao mesmo tempo, informá-las quanto a possibilidades de uso e consumo. Ir além destas informações e também trabalhar questões relacionadas a conservação, ao manuseio, a preparação, a higiene. Informar o que fazer com os restos dos alimentos, que destinos podem ser dados aos dejetos orgânicos e inorgânicos.

- Faça um levantamento geral entre os alunos para saber qual é a dieta básica do grupo. - Peça aos alunos que façam uma pesquisa em casa sobre os hábitos de consumo e os produtos mais regulares em suas mesas. - Proponha questionamentos também sobre conservação, manuseio e a respeito do que é feito com os dejetos produzidos. - Passe o filme A lasanha assassina. - Inicie debate comparativo entre o que viram no filme e o que obtiveram de informações quanto aos hábitos alimentares de suas casas. - Apresente em aulas e peça a criação de painéis a respeito das propriedades dos alimentos, manuseio correto dos mesmos e reciclagem e reaproveitamento de dejetos orgânicos e inorgânicos.