O forró nas festas juninas

Plano de Aula do Filme Som da Rua - Sanfoneiros | Documentário | De Roberto Berliner | 1997 | 3 min | RJ

O forró é um dos tipos de música mais tradicional do Brasil. Com uma música que nascida de diversos ritmos, o próprio forró ganhou suas derivações como baião, xote, coco e vanerão, entre outros e se espalhou pelo país como um estilo tipicamente nordestino.

Conhecer a cultura regional

Conhecer a tradição musical do forró nas quadrilhas juninas

Conhecer um dos principais expoentes do forró: Luiz Gonzaga

Etapa 1:

Apresente para os alunos a música Asa Branca de Luiz Gonzaga. Em seguida elenque juntos aos alunos quais as principais características desse estilo de música e quais são os instrumentos utilizados.

Etapa 2:

Exiba o curta-metragem Som da Rua - Sanfoneiros. Traga para os alunos a história do forró, seu contexto histórico, cenário e para finalizar apresente a história de Luiz Gonzaga. Divida a sala em grupos para que cada um pesquise as características das vertentes do forró e tragam uma música que represente o ritmo.

- Baião

- Forró pé-de-serra

- Xaxado

- Xote

- Quadrilha

- Arrasta pé.

Etapa 3:

Com a aproximação das festas juninas, após a apresentação dos alunos, pode ser feita uma enquete sobre qual ritmo eles mais gostaram e escolher um deles para ser dançado na festa junina da escola.

Avaliação:

Participação ativa na aula e apresentação do trabalho.

Jussara Caetano

Formação: Jornalista, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mí­dias Digitais.
Atividades Profissionais: Coordenadora de comunicação do Instituto Paramitas.
Publicações: Em 2013 teve a reportagem Meu corpo, meu filho, meu parto publicada no livro "A quem pertence o corpo da mulher?". De 2004 a 2007 participou do grupo de estudos literários Encontro das Ã?guas na Biblioteca Municipal de Osasco.
Nível: Ensino Superior