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Reflexões sobre as relações eu-mundo, eu-comigo e eu-outro.


Plano de Aula do Filme Velha História | Animação | De Cláudia Jouvin | 2004 | 6 min | RJ


Como pensar e sentir a temática da amizade: estruturada na narrativa como metáfora para se pensar a atitude do homem para com o meio? Qual é a história psicológica do personagem humano e como ele se relaciona, através de sua solidão, com os seres que o cercam? Quais cuidados dispensa ao personagem "peixe" e quais pistas sinaliza como sendo suas necessidades de cuidado? Quais lugares e espaços são preenchidos pela companhia do amigo "peixe"?
O que nos "dizem" as cenas do Vídeo sobre a história psicológica do personagem humano e suas relações inter pessoais? Onde ele toma café - acompanhado por seu novo amigo?
Como o Vídeo mostra a relação do personagem humano com as pessoas e suas possibilidades de vida social? Que angústias estão implícitas na busca da relação com seu amigo "peixe" - que parece não ser nominado justamente como reflexo de sua defesa frente a possíveis futuras rupturas
e despedidas ?
Como o poema enfoca ludicamente o olhar do personagem humano frente à sobrevivência de seu amigo, suas escolhas, sua convivência familiar, projetando neste, suas necessidades e querenças acerca de suas próprias relaçoões interpessoais? Como essas preocupações aparecem em seu diálogo final com seu amigo "peixe"?
O que faz o personagem humano com o peixe, a partir de suas escolhas e conclusões "solitárias" que anunciam o final trágico-cômico para essa relação? O que pode ser depreendido a partir de sua atitude para com seu amigo e sua história de solidão?
Pode-se dizer que ele, no ímpeto de fazer o bem, decide, sozinho e, por esse motivo acaba por fazer o mal? O que afasta seus intentos proclamados de um final feliz? Teria sido diferente o final anunciado caso houvesse diálogo antes das atitudes empreendidas?
Considerações Metodológicas:
A partir do uso do vídeo em tela pode-se:
 conversar sobre a vida, sobre o que nossas relações e
emoções
 refletir sobre o papel do ser humano sobre sua vida e demais seres (humanos ou não)
 clarificar valores sobre maneiras de viver as relações: saber ser, saber conviver, saber fazer
 exercitar novas maneiras de pensar situações cotidianas, experimentando novos pontos de vista, possibilidades de empatia (colocar-se no lugar do outro) num exercício de auto-centração, exteropercepção, reconhecendo o lugar do outro em nossa vida e o nosso sem sua vida.
Este curta me fez sentir e chorar... Não só pelo final trágico mas por todo seu enredo intrapsíquico com apelos elaborativos das possibilidades de relação eu-mundo, eu-comigo, eu-outro (singular). Fez-me refletir sobre o tempo e o desejo do outro, sobre o exercício de des-centração e sobre a necessidade de afloramento emocional, desencadeada pelo laço da amizade criada, recheada pela insegurança da perda e culminada pela perda real que, se quisermos, pode reverter em novo olhar para o mundo e suas múltiplas possibilidades de relações.
Convido você educador ou jovem a sentir sua vida e refletir suas relações a partir desse maravilhoso, delicado e inusitado curta. Você encontrará nele razões que só o coração conhece e possibilidades de vir-a-ser que só o amor incondicional é capaz de concretizar.




Objetivos
Refletir sobre o tema da relação entre o homem e a natureza: sua responsabilidade para com o meio ambiente e sua vida diária seus hábitos e suas atitudes para com o meio e consigo mesmo suas questões intrínsecas e sensibilidade de percepção acerca das necessidades e desejos alheios.

Situação Didática
 Propor a re-leitura do curta / poema a partir de sua prória história de vida e criação de novo desfecho

 Propor que façam uma animação de sua própria produção

 Propor que leiam ao texto de Carlos Drumond de Andrade (1902-1987) - abaixo - e estabeleçam relação entre:
a) o curta e esse novo texto,
b) sobre o olhar dos dois poetas/escritores modernistas Andrade e Quintana (1906-1994) e suas formas de produção,
c) sobre a mensagem transmitida pelos dois autores.

Comentários
Anexo:

Da utilidade dos animais*
Carlos Drummond de Andrade

Terceiro dia de aula. A professora é um amor. Na sala, estampas coloridas mostram animais de todos os feitios. É preciso querer bem a eles, diz a professora, com um sorriso que envolve toda a fauna, protegendo-a. Eles têm direito à vida, como nós, e além disso são muito úteis. Quem não sabe que o cachorro é o maior amigo da gente? Cachorro faz muita falta. Mas não é só ele, não. A galinha, o peixe, a vaca. Todos ajudam.
- Aquele cabeludo ali, professora, também ajuda?
- Aquele? É o iaque, um boi da Ásia Central. Aquele serve de montaria e de burro de carga. Do pêlo se fazem perucas bacaninhas. E a carne, dizem que é gostosa.
- Mas se serve de montaria, como é que a gente vai comer ele?
- Bem, primeiro serve para uma coisa, depois para outra.Vamos adiante. Este é o texugo. Se vocês quiserem pintar a parede do quarto, escolham pincel de texugo. Parece que é ótimo.
- Ele faz pincel, professora?
- Quem, o texugo? Não, só fornece o pêlo. Para pincel de barba também, que o Artuzinho vai usar quando crescer.
Artuzinho objetou que pretende usar barbeador elétrico.Além do mais, não gostaria de pelar o texugo, uma vez que devemos gostar dele, mas a professora já explicava a utilidade do canguru:
- Bolsas, malas, maletas, tudo isso o couro do canguru dá pra gente. Não falando na carne. Canguru é utilíssimo.
- Vivo, fessora?
- A vicunha, que vocês estão vendo aí, produz. produz é maneira de dizer, ela fornece, ou por outra, com o pêlo dela nós preparamos ponchos, mantas, cobertores etc.
- Depois a gente come a vicunha, né fessora?
- Daniel, não é preciso comer todos os animais. Basta retirar a lã da vicunha, que torna a crescer.
- E a gente torna a cortar? Ela não tem sossego, tadinha.
- Vejam agora como a zebra é camarada.Trabalha no circo, e seu couro listrado serve para forro de cadeira, de almofada e para tapete.Também se aproveita a carne, sabem?
- A carne também é listrada?
Pergunta que desencadeia riso geral.
- Não riam da Betty, ela é uma garota que quer saber direito as coisas. Querida, eu nunca vi carne de zebra no açougue, mas posso garantir que não é listrada. Se fosse, não deixaria de ser comestível por causa disso.
- Ah, o pingüim? Este vocês já conhecem da praia do Leblon, onde costuma aparecer, trazido pela correnteza. Pensam que só serve para brincar? Estão enganados.Vocês devem respeitar o bichinho. O excremento - não sabem o que é? O cocô do pingüim é um adubo maravilhoso: guano, rico em nitrato. O óleo feito com a gordura do pingüim.
- A senhora disse que a gente deve respeitar.
- Claro. Mas o óleo é bom.
- Do javali, professora, duvido que a gente lucre alguma coisa.
- Pois lucra. O pêlo dá escovas de ótima qualidade.
- E o castor?
- Pois quando voltar a moda do chapéu para homens, o castor vai prestar muito serviço.Aliás, já presta, com a pele usada para agasalhos. É o que se pode chamar um bom exemplo.
- Eu, hem?
- Dos chifres do rinoceronte, Belá, você pode encomendar um vaso raro para o living de sua casa. Do couro da girafa, Luís Gabriel, pode tirar um escudo de verdade, deixando os pêlos da cauda para Teresa fazer um bracelete genial. A tartaruga-marinha, meu Deus, é de uma utilidade que vocês não calculam. Comem-se os ovos e toma-se a sopa: uma de-lí-cia. O casco serve para fabricar pentes, cigarreiras, tanta coisa. O biguá é engraçado.
- Engraçado como?
- Apanha peixe pra gente.
- Apanha e entrega, professora?
- Não é bem assim.Você bota um anel no pescoço dele, e o biguá pega o peixe mas não pode engolir. Então você tira o peixe da goela do biguá.
- Bobo que ele é.
- Não. É útil. Ai de nós se não fossem os animais que nos ajudam de todas as maneiras. Por isso que eu digo: devemos amar os animais, e não maltratá-los de jeito nenhum. Entendeu, Ricardo?
- Entendi. A gente deve amar, respeitar, pelar e comer os animais, e aproveitar bem o pêlo, o couro e os ossos.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Marilene Lima


Formação: Mestre em Educação: História, Política, Sociedade, pela PUC/SP (1999-2001) tendo desenvolvido pesquisa sobre a História dos Métodos de Alfabetização em São Paulo.Psicóloga, formada pela UMESP (1991-1997).
Atividades Profissionais: Coordenadora do Programa Edukaleidos: Educação para o bem-estar [http://www.edukaleidos.pro.br]. Docente na Pós-Graduação da UNISA nos cursos de Psicopedagogia Clínica e Institucional (Lato Sensu)e MBA Executivo em Gestão de Pessoas (Unisa Business School).
Publicações: Últimas publicações: Entrevista concedida à jornalista Thais Gurgel, do Caderno Especial: Educação Infantil, da Revista Nova Escola, "Conhecimento de Mundo na Educação Infantil", publicação prevista para março/2007; Artigo no site Pró-Fala (http://www.profala.com/artpsico41.htm - Portugal) Educação, Psicanálise e Cultura
Nível: Ensino Superior
Instituição: UNISA | São Paulo | SP