Brevíssima História das Gentes de Santos

Plano de Aula do Filme Brevíssima História das Gentes de Santos | Documentário, Ficção | De André Klotzel | 1996 | 14 min | SP

Um casal chega à maternidade para ter seu primeiro filho, que é descendente do fundador da Vila de Santos, Pascoal Duarte da Costa. Ficção e documentário se misturam no entremear de várias gerações. Ao narrar a história da cidade de Santos, esse curta-metragem traz informações importantes sobre a época da escravidão, as contribuições dos escravos para a construção da cidade e a abolição da escravatura.

Antes de assistir ao curta-metragem com os alunos, faça uma breve introdução do mesmo explicando que ele conta a história de Santos por meio da história de personagens de várias gerações diferentes. Oriente para que os alunos prestem atenção aos detalhes que aparecem no curta referentes aos escravos. Após essa breve explicação, assista com os alunos o curta-metragem Brevíssima História das Gentes de Santos. Etapa 2: Após assistir ao curta, peça para que os alunos exponham quais foram os pontos que mais chamaram a atenção durante o curta, para fomentar a discussão, pergunte quais etnias eles puderam ver no vídeo que foram escravizadas, qual era a principal fonte econômica de Santos nos primórdios da colonização, como os escravos eram tratados pelo personagem Henrique Pereira. Questione também se eles ouviram para onde o escravo pretendia ir quando conseguisse fugir do seu dono. Outro ponto importante tratado no vídeo, e que é importante apresentar para os alunos caso não tenham anotado é a abolição da escravatura. Etapa 3: Após essa roda de conversa sobre o filme, divida a sala em grupos de acordo com o interesse de cada um e peça para que cada grupo pesquise sobre um dos tópicos: -etnias que foram escravizadas no Brasil e em outros países, -fontes econômicas relacionadas aos escravos (tanto as referentes a venda de escravos quanto as que dependiam de mão de obra escrava), -quais eram as condições de trabalho dos escravos e como eram as formas de punição dos mesmos, -para onde os escravos iam quando conseguiam fugir, e como era a vida nesses lugares - como se deu a abolição da escravatura -qual foi a condição que os ex-escravos ficaram após a abolição. Caso haja interesse dos alunos por algum tópico diferente desses, crie um outro grupo de pesquisa. Etapa 4: Organize com a turma, formas de socialização dos resultados da pesquisa, podendo orientá-los a produzir um curta para cada tópico pesquisado.

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas