|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Filmes
Filtrar por

Entendendo as crônicas


Plano de Aula do Filme O Brinco | Ficção | De Flávia Moraes | 1989 | 6 min | SP


Refletir sobre o gênero discursivo Crônica. Analisar a constituição do contexto de produção, representações de mundo e interações sociais do gênero que originou a obra (crônicas de Luis Fernando Veríssimo.7461429936




Objetivos
Refletir sobre o gênero discursivo Crônica. Analisar a constituição do contexto de produção, representações de mundo e interações sociais do gênero que originou a obra (crônicas de Luis Fernando Veríssimo.

Situação Didática
Exiba o curta "O Brinco". Informe que o filme é baseado em uma crônica de Luis Fernando Veríssimo. Pergunte aos alunos se já conheciam o autor e seu estilo. Disponibilize os endereços dos curtas: Mentira - http://portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=810 e A Voz da felicidade- http://portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=1422 para que assistam, indicando que também são baseados em crônicas do mesmo autor. Peça que atentem ao estilo ou traços em comum entre as produções. Discuta com a turma conteúdo e a linguagem utilizada. Na sala de informática, peça que os alunos acessem crônicas de Veríssimo disponíveis em http://literal.terra.com.br/verissimo/ , apontem quais as temáticas abordadas nos textos e o que caracteriza a produção textual desse autor, levando-os a reflexão sobre o gênero discursivo utilizado. Divida a turma em grupos e definam temas para que pesquisem crônicas de diversos autores (exemplo: futebol, amor, escola, família, etc.). Cada grupo deve assumir um tema com a tarefa de compartilhar crônicas sobre o mesmo na aula seguinte. Alerte-os que na Internet encontram-se muitos textos que têm autoria duvidosa atribuídos a autores famosos, devendo-se analisar a procedência da informação e a autoria do site. Organize um sarau de crônicas com a turma para que compartilhem as leituras realizadas. Proponha que, em grupos, produzam crônicas. Realize a revisão textual com os grupos. Organize a publicação das crônicas em um blog da turma, utilizando serviços gratuitos disponíveis na Internet.