Plano de Aula do Filme Avalanche | Ficção | De Leandro Alves | 2017 | 21 min | AL

Terremotos, vulcões, avalanches e furacões são fenômenos naturais. Como e por que eles acontecem? Qual seu impacto na sociedade? Como podemos nos prevenir? Estas são algumas questões debatidas ao longo desta série. Galtür é uma estação de esqui na Áustria muito procurada por turistas para a prática de esportes de inverno. Em 23 de fevereiro de 1999, toneladas de neve despencam de 50 metros de altura a uma velocidade de 200 km/h soterrando toda a cidade e deixando 31 mortos. Se no Brasil não temos avalanches de neve, qual o interesse dos alunos por este documentário? Ora, basta nos lembrarmos das muitas vidas já foram perdidas em várias cidades do país por um fenômeno semelhante: deslizamento de terra.

O que o aluno poderá aprender com esta aula  Reconhecer que a sociedade e a natureza possuem princípios e leis próprios e que o espaço geográfico resulta das interações entre elas.  Reconhecer e comparar a presença da natureza expressa na paisagem local com as manifestações da natureza presentes em outras paisagens.  Saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta da paisagem.  Conhecer e utilizar fontes de informação imagéticas e escritas.  Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio ambiente em que vive. Habilidades:  Conceituar: avalanche e deslizamento.  Comparar diferentes paisagens.  Perceber que as paisagens são construídas pela interação da sociedade com a natureza.  Perceber que as paisagens sofrem transformações causadas por agentes sociais, econômicos, ambientais.  Pesquisar em fontes predefinidas (vídeo, animações, etc.).  Debater assunto previamente determinado.  Realizar experimentos seguindo instruções predeterminadas.  Registrar aspectos básicos de discussões realizadas em classe.  Valorizar atitudes e comportamentos que privilegiem o bem comum.

Conhecimentos prévios que devem ser trabalhados pelo professor com o aluno Como é a paisagem do lugar onde os alunos vivem e estudam? Existem morros arredondados? Estes morros estão cobertos de vegetação ou estão ocupados por construções? O solo dos morros está sujeito à ação das chuvas? Ocorrem deslizamentos nestes morros? Os alunos já ouviram notícias sobre deslizamentos em lugares diferentes do país (Blumenau, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Salvador, etc.)? É possível comparar as avalanches ocorridas nos Alpes suíços com os deslizamentos de terra que ocorrem no Brasil, pois ambos são movimentos gravitacionais de massa. Estas são questões que podem ser discutidas a partir deste documentário.

Daniela Nigri