|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.


Plano de Aula do Filme Um Fogo Perigoso | Animação | De David Cid | 1996 | 5 min | RJ






Objetivos
O que o aluno poderá aprender com esta aula  Reconhecimento gráfico das vogais e consoantes cursivas.  Diferenciação entre letras bastão e letras cursivas.  Importância social da escrita.

Situação Didática
Estratégias e recursos da aula/descrição das atividades Anteriormente à apresentação dos vídeos, pode ser feito um passeio nos arredores da escola com o objetivo de as crianças identificarem a utilização da linguagem escrita como, por exemplo, em placas de trânsito, letreiros de lojas, supermercados, placas de rua e letreiros de ônibus. Dessa maneira, as crianças podem compreender o significado social da escrita e a importância dela em nosso dia a dia. Por meio dessa atividade, serão apresentados os diversos tipos de letras, podendo-se assim questionar o aluno sobre essa diversidade e se é possível escrevê-las de outras maneiras, como as apresentadas em livros, revistas, jornais etc. As propostas de atividades com os vídeos da série "Letrinhas Mágicas" serão apresentadas divididas em três blocos e, em cada um deles, será abordado um subconjunto das letras do alfabeto com suas respectivas características. Bloco 1: Apresentando as vogais cursivas A partir dessa atividade, a criança deve associar a figura ao nome. Estas palavras serão também retomadas adiante, neste mesmo bloco. Em seguida, apresentar os cinco vídeos que contêm as vogais em sequência e, após a apresentação, trabalhar com as crianças as diferenças entre a letra cursiva e bastão, tomando como exemplo as vogais e questionando também o aluno como é a escrita maiúscula dessas letras que, nos vídeos, são apresentadas apenas de forma minúscula. Propor atividade com palavras lacunadas (faltando as vogais) questionando qual vogal falta para aquela palavra. A proposta desta atividade é utilizar nomes de frutas para aumentar o vocabulário das crianças. Os nomes das frutas também podem ser utilizados para a atividade de palavras lacunadas ou podem-se também utilizar as palavras da atividade interativa. O professor pode, ao intervir, retomar o episódio em que estava a letra em questão, citando detalhes da história ou até reapresentando pequenos trechos. Com essas atividades, o aluno aprenderá a escrita cursiva das vogais, relacionando os símbolos (letras) a seus sons. Bloco 2: Apresentando as consoantes cursivas Pode-se iniciar o bloco com a atividade, onde é pedido que a criança relacione as figuras das estações do ano aos seus nomes. Estas palavras poderão ser utilizadas também em atividades ao longo do desenvolvimento do bloco, à medida que os vídeos de cada letra forem apresentadas como, por exemplo, a letra P de Primavera ou a letra V de Verão. Neste bloco, deve-se assistir aos vídeos das consoantes, com exceção das letras K, W e Y que serão trabalhadas no bloco 3. Após a apresentação de cada um dos vídeos, as crianças deverão localizar figuras com os nomes iniciados com aquela letra, podendo além de utilizar as palavras da atividade interativa, utilizar também as palavras ditas ao final de cada um dos vídeos que podem ser escritas no quadro (com letras cursivas) pelo professor. Estas palavras devem ser reescritas com a letra cursiva pelos alunos em seus cadernos. Para essa atividade, podem também ser utilizadas embalagens de produtos diversos trazidas pelos alunos, devendo o aluno reescrever o nome do produto que está na embalagem com letra cursiva. Ao final desse bloco de vídeo, as crianças podem eleger o vídeo de mais gostaram para encenar na forma de teatro, confeccionando as letras com papel cartão e palitinhos para que elas possam movimentá-las. Para isso o professor deve passar novamente o episódio que foi eleito pelas crianças e transcrever juntamente com elas a fala das personagens na lousa. Após a transcrição completa, os alunos podem ser divididos em grupos para que cada um transcreva a fala de um dos personagens, utilizando também a letra cursiva. Cada componente do grupo pode ficar responsável por uma tarefa como confeccionar a letra, fazer a fala da personagem ou mexer a letrinha durante o teatro. Após todo o preparo, o episódio pode ser encenado para a turma ou até mesmo para outras turmas da escola. Bloco 3: Apresentando as consoantes K, W e Y Nessa animação são apresentadas diversas palavras e também um texto, onde é possível abordar a segmentação de um texto em palavras. Nesse bloco serão apresentadas as letras K, W e Y, usando como estratégia a escrita dos nomes onde podemos encontrá-las. Discutir a escrita de nomes próprios de pessoas. Pode-se enfatizar então a escrita de nomes iniciados com estas letras tomando como exemplo o nome de colegas de classe, pessoas conhecidas ou até mesmo pessoas famosas. Após a apresentação dos três blocos de atividade com todos os vinte e seis vídeos, pode-se abordar a escrita de bilhetes e cartas entre os alunos das diversas salas. Um exemplo é recontar os episódios de maior interesse a fim de que a criança possa empregar significado àquela atividade desenvolvida ao longo do período.


Pedagogo Autor do Plano de Aula
Daniela Nigri