|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Galileo, O Mensageiro das Estrelas


Plano de Aula do Filme Galileo, o Mensageiro das Estrelas | Documentário | De Philippe Tourancheau | 2006 | 52 min | RJ


Estas diferentes atividades apresentadas possibilitam ao mesmo tempo uma melhor compreensão de conceitos básicos da Física, da Astronomia e da construção do conhecimento cientifico, bem como possibilitam uma interdisciplinaridade e o desenvolvimento de capacidade artística dos envolvidos.




Objetivos
Nas duas primeiras atividades pode-se trabalhar uma série de conceitos físicos relacionados à Ótica na construção da luneta, como: o que é a "luz", os fenômenos de aberração, acromatismo, difração, refração, bem como a explicação do olho humano e da visão. Pode-se trabalhar a Mecânica, buscando inicialmente compreender o conceito de movimento, também associado a este as leis de Kepler, dos movimentos dos planetas e em especial da Terra, bem como o estudo da queda dos corpos com relação às leis de Newton, a lei da gravitação universal, conceito de energia, etc. Da mesma forma, conceitos astronômicos podem ser trabalhados, possibilitando uma melhor compreensão das observações com a luneta.

Situação Didática
ATIVIDADES PROPOSTAS 1. Construção de uma luneta astronômica: observação do Sol, da Lua e planetas. 2. Queda dos corpos e reprodução do plano inclinado. 3. Teatro: peça de Berthold Bretch. 4. Discussão acerca do Método Científico introduzido por Galileu.

Comentários
SUGESTÕES DE LEITURAS  BASSALO, J.M.F. Crônicas da Física. Belém: Gráfica e Editora Universitária, 1987.  CANIATO, R. As Linguagens da Física. São Paulo: editora Ática, 1990. ___ O céu. Coleção na sala de aula. São Paulo: editora Ática, 1993.  GALILEU GALILEI. Duas novas ciências. São Paulo: Nova Stella Editorial, 1985. ___ Ciência e fé. São Paulo: Nova Stella Editorial, 1988.  KOYRÉ, A. Estudos de história do pensamento científico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991.  LUCIE, P. A gênese do método científico. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1977.  THUILLIER, P. De Arquimedes a Einstein. A face oculta da invenção científica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.  RESTON J. Galileu, uma vida. São Paulo: ed. José Olympio, 1995.  RIVAL, M. Os Grandes Experimentos Científicos. São Paulo: Editora Zahar, 1997.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Daniela Nigri