Vó conta uma história?

Plano de Aula do Filme Dona Carmela | Ficção | De Iziane Filgueiras Mascarenhas | 2004 | 13 min | CE

Nas relações familiares os avós são uma referência para conhecer a história de cada um e contar para os mais novos as lembranças. São uma fonte inesgotável de sabedoria de vida e que podem ensinar e contribuir para o crescimento das crianças. Com essa atividade, os alunos poderão se aproximar dos seus avós, desenvolvendo um momento de diálogo e afetividade familiar.

- Aproximar os alunos de seus avós.
- Desenvolver a expressão oral.
- Desenvolver a técnica da entrevista.

Etapa 1: Apresente o filme para os alunos.
Etapa 2: Faça um levantamento/discussão entre os alunos para conhecer o relacionamento entre eles e seus avós.
Etapa 4: Após assistir o filme com as crianças cada um montará uma pequena entrevista para fazer aos avós.
Os alunos devem pensar em que coisas eles gostariam de saber sobre os seus avós e a partir disso elaborar o questionário.
Etapa 5: Na próxima aula cada um deverá apresentar ao resto da sala a entrevista. Os alunos podem utilizar o vídeo ou áudio como recurso para entrevistar e para apresentar.
Etapa 6: Monte uma apresentação para pais e a comunidade escolar para mostrar o trabalho desenvolvido pelos alunos em uma homenagem aos avós.