Vida e Felicidade . O que é Ser Feliz?

Plano de Aula do Filme Clandestina Felicidade | Ficção | De Beto Normal, Marcelo Gomes | 1998 | 15 min | PE

A busca pela felicidade é o objetivo de vida do ser humano. Este é o único ser vivo racional que possui um objetivo abstrato a almejar. Os animais (chamados de irracionais) vivem para comer e procriar. Todavia, a compreensão sobre o que é felicidade é um conceito individual e particularmente associado a vida de cada um. O curta Clandestina Felicidade é baseado no primeiro conto "Felicidade Clandestina" de obra homônima de Clarice Lispector. A obra reúne 25 contos que falam de infância, adolescência e família, mas relatam, acima de tudo, as angústias da alma. "Felicidade clandestina" narra uma parte biográfica da história da autora.

-

-Refletir sobre o tema felicidade sob a ótica da própria história de vida. .

-

-Reconhecer momentos da própria vida em que a felicidade, ou a falta dela, estiveram presentes. .

1° momento:

Coloque o curta para que os alunos assistam. E em seguida solicite que cada aluno reflita e responda as às perguntas a seguir:

-Você gostou do filme? Por quê?

-O que gostou e não gostou? Por quê?

-Quais foram as partes mais marcantes para você?

-Você se sentiu triste diante de algum fato da história contada? Por quê?

-Qual foi a parte que fez você se sentir feliz? Por quê? .

2° momento:

Reúna os alunos em grupos e solicite que troquem as informações sobre o que refletiram a partir do filme sob o ponto de vista do que é Felicidade. Os grupos têm de chegar a um conceito de Felicidade. Eles devem registrar em documento escrito a conclusão a que chegaram. Abra a plenária solicitando que cada grupo leia o seu texto. Em seguida à leitura, a classe discute sobre tal conceito. Importante, nesse momento, refletir não somente em relação a existência da Felicidade como também momentos da falta dela.

.

3° momento:

3º momento:

Entregue o conto Felicidade Clandestina "Felicidade Clandestina" de Clarice Lispector para os alunos lerem (disponível no site: http://vivelatinoamerica.files.wordpress.com/2014/03/clarice_lispector_felicidade_clandestina_e_outros_contos.pdf) e solicite aos alunos que elaborem um conto em que relate um momento de suas vidas cuja felicidade estivesse presente. .

4° momento:

4ª momento:

Solicite aos alunos que façam o trabalho de revisão para a publicação do conto. Publique-o em um blog ou no jornal da escola ou faça um livro com todas todos os contos. .

Para dar continuidade à discussão do tema felicidade sob outra ótica, assista aos curtas: "Hoje tem Felicidade" e "A Alma do Negócio" .

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas