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Os saberes prontos e o senso comum


Plano de Aula do Filme As Cobras - O Filme | Animação | De José Maia, Lancast Mota, Otto Guerra | 1985 | 6 min | RS


Cão que ladra não morde em casa de ferreiro, espeto é de pau macaco velho não mete a mão em cumbuca gato escaldado tem medo de água fria é de pequenino que se torce o pepino filho de peixe, peixinho é e roupa suja se lava em casa. Quem é que nunca ouviu ou repetiu uma destas frases que foram e são passadas de pai para filho. Elas fazem parte da vida de todos nós e são conhecidas como provérbios, adágios, ditados, ditos e anexins. Eles fazem parte de um saber coletivo e estão presentes em vários ambientes sociais.
De acordo como o dicionário de provérbios elaborado pelos pesquisadores Helena da Rosa Cortes de Lacerda e Roberto Cortes de Lacerda a importância da histórica dos provérbios, de sua preservação para a posteridade e seu valor para o estudo de determinada cultura foram reconhecidos pelos povos antigos, conhecendo-se em coleções egípcias de 2.500 anos a. C., inscrições sumérias que davam instruções gramaticais em forma de provérbios e adágios para lições de caráter moral na China antiga.
De acordo com o professor da Universidade de São Paulo (USP) Rogério Lacaz-Ruiz, "os provérbios têm a função de produzir um efeito particular, uma mudança no estado de consciência dos ouvintes desejada pelo que fala". Pelo mesmo estudo, ele afirma que essas frases também têm a função de passar normas sociais e comportamentais de uma determinada sociedade. "Um exemplo disso seria o ditado bom cabrito não berra, que pode ser interpretado como incentivo ao comportamento passivo".
Os provérbios, ditos e anexins foram durante nossa história empregados no teatro e na música, ora como forma de crítica ao saber pronto e ao senso comum, ora como recurso de humor. Dois bons exemplos disto são a peça teatral "Amor por Anexins" de Arthur de Azevedo e a música Bom Conselho (1972), de Chico Buarque.
Arthur de Azevedo resume a peça como vemos a seguir:
Um velho solteirão que tem por uma viúva
Uma grande paixão
Faz de tudo nesse enredo
Para ter de vez por todas
A sua graciosa mão.
A jovem viúva no entanto
Tem lá outras intenções
Se casar com belo moço
Que desperte seu encanto
E muitas sensações.
Mas quando dá tudo errado
Entre esses corações
O jeito é deixar que o inesperado
Tome lá suas razões.
Portanto andamos
Por todos os confins
Para trazer a vocês
Amor por anexins.
(Arthur Azevedo, 1870)
Com isso Azevedo mostra que fez um grande levantamento dos ditos populares, provérbios e anexins tentando trazer para o texto o senso comum do povo. Já Chico Buarque emprega os provérbios como crítica a este saber pronto e escreve a letra da música invertendo o significado dos ditados, como podemos observar a seguir:
Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança.
Venha, meu amigo
Deixe esse regaço
Brinque com meu fogo
Venha se queimar.
Faça como eu digo
Faça como eu faço
Aja duas vezes antes de pensar.
Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde
Devagar é que não se vai longe.
Eu semeio o vento
Na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade
Com esta pequena mostra de usos fica claro que os provérbios, ditos e anexins servem de fonte de ensinamentos e conselhos e podem ser utilizados como matéria-prima para críticas e paródias.
O Curta "As Cobras" que é uma animação dos personagens de Luis Fernando Veríssimo dirigida por José Maia, Lancast Mota, Otto Guerra é um ótimo ponto de partida para que os alunos e professores discutam os saberes prontos e senso comum.
Durante as duas décadas em que foram desenhadas por Veríssimo, as Cobras divagaram sobre a imensidão do universo, conversaram com Deus, participaram de eleições, montaram times de futebol. Elas apareciam nas tirinhas, às vezes sarcásticas, às vezes reflexivas, porém apresentam-se sempre como sendo muito inteligentes e discutiam aquilo que muitos aceitam de forma passiva. De acordo com matéria da revista Veja de 12 de março de 2003 Veríssimo é capaz de radiografar a alma nacional como ninguém.
Diante do que foi apresentado, nossa proposta é utilizar os provérbios como ferramenta para que os alunos compartilhem a cultura e adquiriram novos conhecimentos e que também discutam os conteúdos sociais, culturais e políticos que estão intrínsecos nestes ditos populares. Para isso escolhemos utilizar as ferramentas wiki, animação e cartazes.




Objetivos
 Apreender a interpretar os provérbios e ditos e a partir daí poder interpretar textos mais complexos
 Transcrever em imagens a análise critica do significado dos provérbios e de como são utilizados na nossa sociedade
 Desenvolver o senso crítico por meio da realização das pesquisas
 Desenvolver a expressão escrita ao exercitar a construção de texto para a apresentação das pesquisas
 Desenvolver a criação de textos de forma colaborativa
 Desenvolver o trabalho em conjunto
 Resgatar a tradição oral e a história local
 Envolver as famílias através das entrevistas buscando a origem do uso do provérbio naquele grupo e também qual é o entendimento (significado) que o provérbio tem para o grupo
 Realizar análise comparativa crítica uma vez que, os provérbios levam a controvérsias, pois estão ligados à cultura da sociedade da qual emergem e também se ligam à cultura em que são empregados
 Suscitar o debate, o pensamento crítico e a valorização da cultura local.

Situação Didática
O trabalho tem início com uma pesquisa prévia, que será realizada pelos alunos em jornais, livros, revistas e Internet sobre o que são provérbios, ditos, ditados e anexins. O objetivo deste levantamento é fazer com que o aluno entenda o significado dos termos.

Na seqüência o professor verifica se eles conhecem algum provérbio e faz uma lista dos apresentados é importante também que o professor explique que provérbios ou ditos populares encerram um ensinamento, uma crença e valores de um povo.

Será então aberto um debate aonde os alunos vão discutir os provérbios apresentados tentando entender o cenário histórico e cultural que permearam a sua criação além de tentar compreender o seu significado e observar como os mesmo são usados na sociedade atual. (Esse material ficará disponível no espaço wiki)

A atividade irá prosseguir durante uma ou duas semanas (de acordo com o planejamento do professor) e nesse período os alunos devem recolher expressões que indiquem o uso de provérbios, ditos, ditados e anexins, em conversas ouvidas na rua, em casa, nos comerciais de tevê etc. Após a captação do material o aluno deverá fazer uma entrevista com um dos usuários e perguntar o que ele entende sobre aquele provérbio. Aqui o professor pode incentivar que o aluno entreviste seus familiares.

Na seqüência os alunos terão a apresentação do Curta "As Cobras". O Objetivo é mostrar o senso crítico dos personagens e fazer com que os alunos produzam uma animação utilizando-se da pesquisa e do trabalho colaborativo realizado sobre os provérbios. (programa de animação gratuito http://www.muan.org.br). Para as escolas que não possuem computadores a apresentação pode ser feita em forma de cartazes.


O que será necessário para o trabalho  Familiarização com as ferramentas das tecnologias de informação e comunicação necessárias ao projeto virtual (software de animação, Internet, wiki etc)
 Organização dos grupos de trabalho para a pesquisa e a escrita colaborativa
 Escolha da abordagem que será dada ao provérbio (crítica, humorística etc)
 Desenvolvimento de competências lingüísticas necessárias ao cumprimento da tarefa: através da análise dos provérbios e identificação de suas principais características
 Registro das suas idéias
 Escolha das imagens que irão compor a animação
 Os professores acompanham o trabalho dos alunos, dão orientação ao longo de todo o processo e ajudam-nos a lidar com os desafios da escrita colaborativa e também da criação da animação.


A Escrita Colaborativa com o uso de Wiki

Wiki é um sistema que permite criar e editar conjuntamente conteúdos. Um wiki permite que várias pessoas, mesmo que geograficamente distantes, trabalhem em um mesmo texto. Não há uma hierarquia pré-estabelecida entre autores por esse motivo qualquer usuário pode adicionar conteúdos e também editar os conteúdos inseridos por outras pessoas.

Além do direito ilimitado de edição, a vantagem de um wiki é a possibilidade de trabalhar em um documento sem a necessidade de baixá-lo para o computador, editar e enviar novamente. Tudo é realizado on-line na Internet. O sistema controla todas as alterações, que ficam gravadas em um histórico. Desta forma, é possível retornar a uma versão anterior ou recuperar algo que foi excluído por engano. O exemplo mais conhecido de utilização de um wiki é a wikipedia.

A utilização de wikis em atividades pedagógicas desenvolve a reflexão e a autonomia do aluno, o trabalho cooperativo e também a constituição de redes sociais. O endereço na Internet para a criação de um espaço wiki é http://www.wikispaces.com

A seguir apresentamos algumas dicas para você compreender melhor o espaço wiki e também algumas dicas para montar um espaço wiki:

O Wikispaces 1. Um wikispace é um espaço onde você pode criar páginas sobre um tema em particular. Cada espaço pode ter várias páginas, arquivos e imagens.
1.2. Wikispaces oferece três tipos de espaço: público (pode ser visto e editado por qualquer pessoa), protegido (pode ser visto por qualquer um, porém, só pode ser editado pelos membros do espaço) e privado (só pode ser visto e editado por membros do espaço.).
1.3. O wikispaces oferece recursos básicos como mudança de cores, colocação de logotipo, inserção de imagem , basta procurar o passo-a-passo no help do próprio espaço.
1.4. O wikispaces permite introduzir links para blogs, fotoblogs, sites etc.


Manipulador Universal de Animação

Muan é um sistema open source para animação quadro-a-quadro, desenvolvido e compatível com o sistema operacional Linux. Ele permite a rápida criação, edição, manipulação e visualização de animações, utilizando câmeras de vídeo ou webcans conectadas ao computador. É um sistema simples de operar.

Comentários


PARA SABER MAIS:

Provérbio - Máxima ou sentença de caráter prático e popular, comum a todo um grupo social, expressa em forma sucinta e geralmente rica em imagens adágio, ditado, anexim, exemplo, refrão, refrém, rifão.
Anexim - 1.V. provérbio (1): 2.Dito sentencioso.
De onde surgiram os provérbios Os provérbios e os ditados populares constituem uma parte importante de cada cultura. Ditado, como o próprio nome diz, é a expressão que através dos anos se mantém imutável, aplicando exemplos morais, filosóficos e religiosos.


Artur Azevedo nasceu em 7 de julho de 1855 em São Luís do Maranhão. Aos 15 anos escreveu sua primeira peça "Amor por Anexins". Em 1873, aos 18 anos, foi para o Rio de Janeiro onde começou sua carreira como jornalista. No final do século XIX, Artur Azevedo dominou o cenário teatral brasileiro. Deixou cerca de 25 comédias, 19 revistas-de-ano e 20 operetas e burletas. O autor foi um dos responsáveis pela construção do Teatro Municipal do Rio de Janeiro inaugurado logo após a sua morte ocorrida em 24 de outubro de 1908.

Luis Fernando Veríssimo nasceu em 26 de setembro 1936, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul é filho do grande escritor Érico Veríssimo. Jornalista, iniciou sua carreira no jornal Zero Hora, em Porto Alegre, em fins de 1966, onde começou como copydesk, mas trabalhou em diversas seções ("editor de frescuras", redator, editor nacional e internacional). Além disso, sobreviveu um tempo como tradutor, no Rio de Janeiro. Além de escrever Veríssimo criou tiras e entre elas destaca-se As Cobras. Essas personagens discutem futebol, política, sexismo, economia e filosofia existencialista, sempre com o humor irônico e divertido que são a marca do autor.

Livros:

Pinto, Ciça Alves. Provérbios, Ditados, Ditos Populares e Anexins. Senac , 2000
Góes, Lúcia Pimentel. Falando pelos cotovelos. São Paulo: Editora Moderna, 2002.
Lacerda, Roberto Cortes Lacerda, Helena da Rosa Cortes. Dicionário de Provérbios Inglês-Português / Português-Inglês. São Paulo: Editora Campus, 2005.

Sites:
Amor por Anexins (download gratuito) http://www.pribi.com.br/biblioteca/8/40284881-fbe0c375-00fb-e0c377f0-00e3
Matéria sobre Luis Fernando Veríssimo - http://veja.abril.com.br/120303/p_074.html
Edição 1 793 - 12 de março de 2003

Sites sobre provérbio, ditados e anexins
http://www.mulhervirtual.com.br/ditados.htm
http://jangadabrasil.com.br/proverbios/index.asp

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Maria Elizabeth B. Almeida


Formação: Graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000).
Atividades Profissionais: Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Depto de Ciência da Computação, da PUC/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia e Formação de Educadores, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias na escola, educação a distância, tecnologia e formação de educadores, inclusão digital, gestão escolar e tecnologias.
Publicações: MASETTO, M. T. ; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de ; ALONSO, Myrtes . Teacher Education in a Digital Environment: an interdisciplinarity experience in a graduate course. Informática na Educação, v. 8, p. 49-60, 2006. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de . Tecnologias na educação, formação de educadores e recursividade entre teoria e prática: trajetória do Programa de Pós-Graduação em Educação e Currículo. Revista E-Curriculum, Internet, v. 1, n. 1, 2005.
Nível: Ensino Superior
Instituição: PUC/ SP | | SP