|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Contar histórias é sempre uma delícia!


Plano de Aula do Filme Historietas Assombradas (Para Crianças Malcriadas) | Animação | De Victor-Hugo Borges | 2005 | 15 min | SP


O contador de histórias está ressurgindo. Nos últimos anos, as escolas têm recebido em feiras de livros, eventos especiais e, até mesmo durante aulas, esta figura notável e de grande valor para a educação e a cultura. É preciso, no entanto, que tal ação seja desenvolvida não apenas por profissionais do ramo, gente especializada que de vez em quando pode aparecer nas escolas. Os próprios professores precisam realizar essa ação e se aperfeiçoar nesta arte. Além disso a escola pode estimular as famílias a desenvolver tal prática em casa, desde muito cedo, com os pais e outros parentes contando histórias, lendo livros e revistas em quadrinhos!




Objetivos
Promover a leitura. Estimular a interação entre professores e alunos. Fomentar a ação de contar histórias no ambiente educacional e familiar de modo que esta prática se torne regular.

Situação Didática
Selecione livros adequados a faixa etária de seus alunos e realize leituras regulares juntamente ao grupo. Um dos temas mais empolgantes para as crianças são as histórias de medo! Tenha alguns contos em mãos e faça uso deles. Sempre converse depois com as crianças, pedindo-lhes que juntamente com você, refaçam a trajetória do texto lido. Deixe-as a vontade para também expressar dúvidas. Organize atividades depois de contar as histórias nas quais eles produzam desenhos, escritos e outras produções relacionadas aos textos apresentados. Apresente o curta depois do projeto de leituras já estar em andamento, para estimular as crianças e, ao mesmo tempo, mostrar que há diferentes formas de contar histórias!

Comentários
Leio há muito tempo e, quando ainda não sabia, meus pais leram para mim. Fiz o mesmo com meus filhos, tanto lendo histórias clássicas e contemporâneas quanto inventando tantas outras que acalentaram seus sonhos. É deliciosa esta ação e, além disso, desenvolve a criatividade, estimula o pensamento, orienta o olhar, dá argumentos, trabalha valores! Conte histórias para seus alunos! Incentive as famílias a fazer o mesmo! Viva os contadores de histórias!

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado