O que é Felicidade?

Plano de Aula do Filme Hoje tem Felicidade | Ficção | De Lisiane Cohen | 2005 | 14 min | RS

Atualmente, é muito difícil que o professor trabalhe os principais autores e obras da literatura brasileira com seus alunos. Isso se deve, principalmente, por conta dessas obras terem uma linguagem que, muitas vezes, se apresenta como um desafio para esse público. Uma maneira de facilitar esse contato é por meio dos filmes, que geralmente adaptam essa linguagem para uma mais próxima da realidade dos alunos. Assim acontece com o curta "Hoje tem felicidade", adaptado de um capítulo do livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, chamado de "A propósito de botas". Trazemos aqui algumas propostas para o professor trabalhar esse curta em sala de aula, entre elas: a adaptação da linguagem escrita para a linguagem audiovisual a utilização do capítulo do livro, pelo diretor do curta, como base para trabalhar temas modernos, como o do trabalho mecânico em excesso, a rotina diária e desgastante pessoal e profissional a metáfora do prazer barato para "fugir" dos problemas a questão da acomodação com uma vida medíocre entre outras.

Identificar as diferenças entre a linguagem literária escrita e a linguagem visual e as adaptações feitas para essa transposição.  Compreender o sarcasmo, presente nesta obra de Machado de Assis, e o que está presente no Curta.  Mostrar a intertextualidade e adaptação feita do capítulo do livro para o curta, abordando os temas atuais de trabalho mecânico em excesso a rotina diária e desgastante, pessoal e profissional a metáfora do prazer barato utilizado como fuga da realidade.  Discutir sobre o que é felicidade e como conquista-la e sobre a acomodação e a aceitação de uma vida medíocre e infeliz.  Trabalho com roteiro de curta-metragem.  Trabalho com os gêneros artigo de opinião e resenha crítica.

1ª Etapa Em círculo incentive a discussão sobre o tema "Felicidade": o que é, como podemos conquistar, entre outras coisas. O nesse momento incite a discussão sobre a acomodação com uma situação que não traz satisfação, seja ela pessoal ou profissional: se os alunos conhecem alguém nessa situação, se a pessoa age certo ao se acomodar e que atitudes deveriam ser tomadas por ela. Feito isso apresente o curta "Hoje tem felicidade" aos alunos e peça para que se dividam em grupos de 4 pessoas e façam um pequeno relato sobre o curta, tomando como base a discussão realizada anteriormente. O relato poderá ser entregue na próxima aula. 2ª Etapa Retome com os alunos os relatos produzidos, pedindo para que cada grupo se manifeste sobre ele.Após essa parte da aula, apresente aos alunos a obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e o autor Machado de Assis, fazendo um resumo do tema principal da obra e sobre o autor. Você pode também ler com os alunos, o capítulo "A propósito de botas" do livro, reforçando como o personagem Brás Cubas utiliza o prazer de tirar as botas para se livrar de um problema (o do término do relacionamento com Eulália, uma menina "bonita, mas coxa", com quem Brás Cubas tem um breve relacionamento, mas que não quer leva-lo a frente por conta do "defeito" físico da moça). Peça para que os alunos reflitam em casa sobre a adaptação do capítulo do livro para o curta. 3ª Etapa Retome a discussão sobre a adaptação do capítulo do livro para o curta. Durante a mediação da discussão questione os alunos sobre o que eles acham sobre o método do "prazer barato" para se esquecer de problemas cotidianos. Você pode também fazer outras metáforas com métodos que as pessoas utilizam para fugir dos problemas, como a utilização de álcool e drogas, levando à turma a refletir sobre o assunto. Questione os alunos a respeito do que é melhor ser feito: uma fuga da realidade que pode trazer consequências muito piores depois ou enfrentar a realidade e lutar para muda-la? No momento do debate, é possível também trabalhar com a questão de discriminação e preconceito já que o personagem do Brás Cubas terminou um relacionamento por conta do "defeito" físico da menina. 4ª Etapa Nessa etapa, traga para os alunos os conceitos de roteiro. Divida os alunos em grupos de 5 ou 6 pessoas. Peça para que cada grupo escolha um capítulo do livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e produzam um roteiro escrito e a gravação do próprio, que poderá ser feito com qualquer tipo de câmera (celular, câmera fotográfica, etc.). Você deverá acompanhar todas as etapas dessa produção. Após concluídas, elas deverão ser apresentadas na sala e, após, poderão ser publicadas no blog da escola e nas próprias redes sociais. Além do gênero roteiro, você pode trabalhar, também, com os gêneros artigo de opinião, pedindo para que os alunos abordem a transposição da obra literária para o curta, ou resenha crítica, pedindo para que eles escrevam uma sobre o curta ou o livro. Avaliação Verifique se os alunos conseguiram compreender e analisar a transposição da linguagem literária escrita para a linguagem audiovisual e a temática tanto da obra de Machado quanto do curta. Analise, também, se os alunos conseguiram realizar a transposição da teoria para a prática, na produção de roteiros, artigo de opinião ou resenha crítica (dependendo do gênero que você for utilizar) e se conseguiram fazer uma análise crítica sobre o tema da felicidade.