Qual é a sua felicidade?

Plano de Aula do Filme Hoje tem Felicidade | Ficção | De Lisiane Cohen | 2005 | 14 min | RS

O curta "Hoje tem Felicidade" foi inspirado livremente no capítulo "O propósito de Botas" da obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis. (pagina 46). Por meio da narrativa de um homem que vive a rotina cotidiana, o vídeo oferece a possibilidade de diversas reflexões. Uma delas é a do que é Felicidade. Este é um conceito muito difícil de formar, pois o significado de felicidade depende de como cada um olha a vida, o mundo e de como se relaciona com tudo isso. O vídeo pode ser uma excelente oportunidade de trazer para a sala de aula a discussão sobre esse assunto.

Refletir sobre o conceito de felicidade.

1° momento:

Coloque o curta para que os alunos assistam em partes:

primeira parte - início até 2'59''

segunda parte - 2'60'' até 2'23''

terceira parte - 2'24'' até o fim

Em cada parte, interrompa o filme e faça os seguintes questionamentos aos alunos:

1ª parte

O que vocês entenderam dessa primeira parte do filme?

As pessoas pareciam felizes?

2ª parte

O que vocês entenderam dessa parte do filme?

O homem parecia feliz? Por quê?

Por que vocês acham que ele comprou um sapato três números menor do que usava?

3º parte

O que vocês entenderam, dessa parte?

Qual foi a conclusão a que vocês chegaram?

2° momento:

Entregue o capítulo XXXVI "O propósito de Botas" da obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis. (pagina 46) para os alunos lerem.

Após a leitura, solicite que os alunos se reúnam em grupos e elaborem um conceito sobre felicidade a partir das discussões.

3° momento:

Solicite aos alunos que elaborem um produto artístico: literário - como contos, crônicas, pictórico, música, artesanal, ou de imagem (vídeo ou fotografia) cujo tema seja Felicidade e posteriormente, oriente que organizem um evento, digital ou não, para a publicação das produções.

4° momento:

Para dar continuidade à discussão do tema felicidade sob outra ótica, assista aos curtas: "A Alma do Negócio" e "Clandestina Felicidade" .

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas