Quando o cotidiano desumaniza...

Plano de Aula do Filme Hoje tem Felicidade | Ficção | De Lisiane Cohen | 2005 | 14 min | RS

Bate carimbo, uma vez, duas vezes, três vezes, inúmeras vezes... Produtividade é o lema, a necessidade, a busca eterna... O quanto é possível melhorar o rendimento, superar as marcas anteriores? Terminado o serviço, lá vamos nós, todos, como em uníssono, do trabalho para casa e, na manhã seguinte, de casa para o trabalho. Que vida é essa que estamos levando? Onde está a alegria? Onde está o prazer? Cadê a satisfação? Há espaço para vibrações positivas?

- Refletir sobre o quanto o cotidiano pode ser esmagador, desumanizador. - É premente que pensemos, durante nossas vidas, sobre os rumos que estamos tomando, as escolhas que fazemos, a história que estamos escrevendo. Ninguém escreve as linhas de sua vida em seu lugar, esta prerrogativa é sua. - Questionar: "Que versos você pretende deixar?", "O que quer que as pessoas no futuro saibam sobre você: que acomodou-se ou que lutou por um mundo melhor?".

1a Etapa Busque poesias, contos, histórias e apoio na literatura quanto a questão existencial. Porque estamos aqui e onde queremos chegar? É preciso fazer com que os alunos se mobilizem, se percebam, se identifiquem, entendam suas vidas e se proponham objetivos e ideais, metas. 2a Etapa Passe, então, o filme, explorando as dificuldades, o questionamento, as dores do personagem. 3a Etapa Pergunte ao grupo se já se sentiram assim, se querem ou quiseram mudanças, o que pretendem para o mundo ao seu redor. 4a Etapa (Avaliação) Peça-lhes que organizem campanhas com demandas pelas quais lutariam (meio-ambiente, educação, cultura, esporte, justiça social, terra, salários...).