|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Solo fértil...


Plano de Aula do Filme A Rosa | Animação | De Gordeeff | 2005 | 3 min | RJ


Onde brota a rosa? Num belo e lindo canteiro, preparado para tal, com solo drenado e terra fertilizada, mantido pelas mãos calejadas de um experiente jardineiro? Ou no meio do morro, entre vielas e barracos, ao acaso, molhado pela água da chuva e alimentado pelo acaso e raios de sol? Há vida onde menos se espera não é mesmo? De repente brota a flor, surge a árvore, cresce a vegetação. É o milagre da vida. E dos morros cariocas veio a rosa, nos versos e melodias imortais de um de nossos maiores poetas e músicos, Cartola. Conheça esta Rosa, este poeta e celebre a cultura brasileira mais original, bela e formosa...




Objetivos
Falar sobre a cultura popular. Sobre o samba, a música, a poesia que brota, como a Rosa deste belo curta, no alto dos morros e alimenta a alma do carioca, do brasileiro. Fale sobre canteiros, plantas, flores e também sobre cultura e suas diferentes manifestações que brotam do povo e de seus grandes representantes, como mestre Cartola.

Situação Didática
Este curta estimula duas ações, uma primeira de caráter mais teórico, no qual examinamos a cultura popular e o ciclo de vida das plantas e fazemos paralelos e analogias. Como? Pedindo pesquisas, produção de desenhos, contando histórias, passando o curta, propondo releituras e produções escritas... E, num segundo momento, mas prático, uma ação através da qual possamos fazer florir a escola e os bairros onde vivem as crianças, estimulando o plantio de rosas e outras variedades de flores, com a distribuição de saquinhos de sementes e, para arrematar, rodas de música popular, com sessões programadas na escola e nos bairros, de artistas locais, cantando Cartola e outros grandes compositores e músicos!

Comentários
A flor maior que brotou nos morros cariocas e que continua a nos trazer beleza e poesia é a cultura popular. As flores que naturalmente povoaram o país, tanto na cultura quanto no meio-ambiente precisam voltar... Vamos estimular o seu retorno valorizando os jardins que deixamos de ter ao redor de nossas casas, plantando mais árvores e flores, deixando o verde voltar a sorrir para nós! Vamos fazer com que Cartola e outros grandes representantes de nossa cultura retornem em saraus, rodas de música, encontros culturais, mostras populares de cultura...

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado