Plano de Aula do Filme Som da Rua - Dona Mercês | Documentário | De Roberto Berliner | 2004 | 3 min | RJ

Esse curto documentário traz depoimentos da dona Maria José de Mercedes Santos que nasceu na Serra do Cipó em 1938. Descendente de escravos da Comunidade do Açude herdou o Candombe, manifestação artístico-espiritual da tradição bantu, que, hoje em dia, só existe em Minas Gerais. Com esse curta é possível discutir com os alunos quais as heranças deixadas pelos escravos em nossa cultura, bem como trabalhar questões como preconceito e respeito à nossa diversidade cultural.

conhecer a diversidade do patrimônio etnocultural brasileiro, cultivando atitude de respeito para com pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos e elemento de fortalecimento da democracia  compreender a memória como construção conjunta, elaborada como tarefa de cada um e de todos, que contribui para a percepção do campo de possibilidades individuais, coletivas, comunitárias e nacionais  valorizar as diversas culturas presentes na constituição do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade brasileira

Etapa 1: Em uma roda de conversa, inicie a aula questionando os alunos se eles já ouviram falar da época da escravidão, dos negros que foram trazidos ao Brasil para serem escravos, e quais as contribuições que eles acham que esses escravos deixaram em nossa cultura. Anote os principais pontos debatidos. Etapa 2: Apresente o curta-metragem para a turma, podendo ler a sinopse do mesmo e posteriormente assista o documentário Dona Mercês. Peça para que os alunos anotem os pontos da cultura dos escravos que aparecem no relato da senhora e que mais chamaram atenção. Etapa 3: Ao término do filme, peça para os alunos socializarem as anotações com os colegas e compare com as anotações feitas na discussão antes do filme. Questione se eles acreditam que os escravos trouxeram mais contribuições culturais além das que Dona Mercês expôs no filme. Etapa 4:Divida a sala em pequenos grupos e oriente que eles pesquisem na internet sobre a contribuição cultural dos escravos relacionada à: Alimentação, Religião, Música, Esportes, ou outro tópico sugerido por eles. Etapa 5: Depois da pesquisa feita, peça para que os alunos, usando algum programa de edição de vídeos e fotos, elaborem um pequeno vídeo para socializar as informações obtidas na pesquisa. Avaliação: Avalie a participação dos alunos durante todo o processo de debate, pesquisa, realização do vídeo e socialização dos resultados.

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas