Intencionalidade comunicativa na produção textual

Plano de Aula do Filme Dedicatórias | Ficção | De Eduardo Vaisman | 1997 | 15 min | RJ

O tema dedicatórias pode ser um ótimo início de conversa para discutir a intencionalidade da comunicação textual, gênero e estilo literário.

Conhecer os sonetos de Vinicius de Moraes citados no curta. Pesquisar contextos do uso de dedicatórias (obras literárias, produções científicas...). Comparar dedicatórias pesquisadas e a "dedicatória" que inicia a narração em Memórias Póstumas de Brás Cubas, como referência para estudo da Ironia.

Proponha que os alunos busquem os sonetos de Vinicius de Moraes citados no curta em livros ou na Internet. Peça que seus alunos pesquisem os contextos do uso de dedicatórias em obras literárias e em produções científicas visitando bibliotecas públicas. Peça-lhes que as copiem, indicando autoria e obra e as tragam para a escola para socializar o que encontraram. Discutam os tipos de texto e as finalidades dos mesmos. Retomem o curta e façam um exercício: considerando o contexto e os textos de Vinicius de Moraes lidos pela personagem, que dedicatória ela gostaria de ler em livros para ela? Proponha produções em grupo. Lance o desafio de reconhecerem a intencionalidade de uma produção, comparando as dedicatórias pesquisadas, as dedicatórias produzidas por eles e a "dedicatória" que inicia a narração em Memórias Póstumas de Brás Cubas: "Dedicatória: Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas", como referência para estudo da Ironia. Peça que pesquisem sobre Romantismo e Realismo, traçando as suas características. Promova a socialização das pesquisas.

Eliane Candida Pereira

Formação: Psicologia, Pedagogia com habilitação em Administração e Supervisão Escolar, Psicopedagogia Institucional
Atividades Profissionais: Formação Continuada de Educadores
Nível: Ensino Médio