Conflitos entre China e Tibete

Plano de Aula do Filme Era Uma Vez no Tibet | Ficção | De Roberto Maya | 1993 | 4 min | SP

Os avanços e desenvolvimento história da humanidade são marcados por crenças e manifestações religiosas em todos os seus tempos. As religiões aparecem em quase todos os momentos da nossa história como instrumentos de dominação e poder. Desde 1950 a região do Tibete é dominada pela China e tem na sua história diversos conflitos gerados pelas diferenças religiosas entre os dois países.

Analisar o conflito entre a China e o Tibete

Conhecer a origem das disputas históricas e geográficas dos povos envolvidos nesse conflito

Identificar as influências religiosas nos aspectos econômicos, políticos e sociais desse conflito no mundo ocidental.

1º momento

Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões (as questões são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade):

- Do que se trata o curta?

- Quais reflexões o curta provoca?

- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?

- Qual a mensagem que o curta quer passar?

2º momento

Proponha uma roda de conversa com os alunos, procurando identificar seus conhecimentos prévios por situações vividas hoje no mundo em que a religião é identificada como um forte instrumento de poder e disputa. Faça uma lista com os comentários dos alunos. Procure estimulá-los para que justifiquem porque entendem que a situação apontada por eles tem a religião como indicador de disputa e poder.

Explane sobre os conflitos do Tibete com a China. Ressalte as diferenças entre as duas regiões, principalmente sobre o regime comunista da China que defende um Estado sem intervenção religiosa e o modelo seguido no Tibete que uma só pessoa acumula a função de líder político e religioso. Importante apresentar para os alunos o líder Tibetano Dalai Lama, importante figura histórica no trabalho pela paz na região.

3º momento

Proponha aos alunos uma pesquisa sobre a região em questão, localizando informações histórias e atuais sobre os conflitos entre a China e Tibete.

Sugestão de links para pesquisa:

Artigo: Dossiê Tibete: análise dos conflitos sino-tibetanos

75 anos do Dalai Lama em imagens

Monges Tibetanos reclamam das politicas intrusivas do governo chinês

Tibet, paraíso e inferno

4º momento

Os alunos deverão simular um programa televisivo que explique os seguintes temas sobre o Tibete, se achar viável divida a sala em grupos:

- Dados Geográficos do Tibete

- Religiosidade e Política

- Invasão e dominação Chinesa

- Contar história do Dalai Lama

Grave o programa para colocar no site/blog da escola.

Jussara Caetano

Formação: Jornalista, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mí­dias Digitais.
Atividades Profissionais: Coordenadora de comunicação do Instituto Paramitas.
Publicações: Em 2013 teve a reportagem Meu corpo, meu filho, meu parto publicada no livro "A quem pertence o corpo da mulher?". De 2004 a 2007 participou do grupo de estudos literários Encontro das Ã?guas na Biblioteca Municipal de Osasco.
Nível: Ensino Superior