|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

A História do Cinema na História do Brasil


Plano de Aula do Filme Carmen Santos | Documentário | De Jurandyr Passos Noronha | 1969 | 16 min | RJ


Pesquisar o contexto político-sócio-cultural da produção nacional em cinema. Realizar pesquisas sobre a História nacional.




Objetivos
Pesquisar o contexto político-sócio-cultural da produção nacional em cinema. Realizar pesquisas sobre a História nacional.

Situação Didática
Faça um levantamento do que os alunos já sabem sobre a História do Cinema Brasileiro. Apresente o filme Carmen Santos aos alunos. Divida os alunos em grupos e peça que cada um deles escolha um dos temas para aprofundamento: Quais as principais contribuições de Carmen Santos para o cinema nacional? Mulheres no cinema brasileiro: principais nomes. Quais relações são possíveis estabelecer entre a produção brasileira em cinema a História do país? Ofereça algumas referências aos alunos: Historia do cinema disponível em http://www.mnemocine.com.br/cinema/historiatextos/carla1BR.htm e Mulheres do cinema brasileiro em http://www.mulheresdocinemabrasileiro.com/indiceatrizes.htm para iniciarem. Proponha que os alunos organizem um documentário abordando as pesquisas realizadas. Para gravar basta usar um computador com entrada para microfone e um aplicativo para organizar imagens e textos.


Pedagogo Autor do Plano de Aula
Eliane Candida Pereira


Formação: Psicologia, Pedagogia com habilitação em Administração e Supervisão Escolar, Psicopedagogia Institucional
Atividades Profissionais: Formação Continuada de Educadores
Nível: Ensino Médio