O surgimento do Choro

Plano de Aula do Filme Chorinhos e Chorões | Documentário | De Antônio Carlos da Fontoura | 1974 | 11 min | RJ

O curta "Chorinhos e Chorões" retrata, através de registros fotográficos e musicais, o surgimento do gênero musical Choro, derivado dos conjuntos musicais populares intitulados regionais. Retrata o final do século XIX no Rio de Janeiro, quando e onde o choro se popularizou, sendo tocado em bailes por conjuntos constituídos por flauta, clarineta, violão e cavaquinho, junto com polcas, maxixes, mazurcas e lundus com características cada vez mais brasileiras.

Entre os compositores populares desse gênero destacam-se: Joaquim Antônio da Silva Calado, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Eduardo Souto.

Choro ou Chorinho? "O nome do gênero é Choro, mas popularmente é chamado de Chorinho. Muitos chorões, ou mesmo apreciadores do gênero, não gostam desta última denominação, alegando que não se chama samba de "sambinha" ou jazz de "jazzinho". Outros consideram o chorinho como um aspecto do choro ou o ambiente proporcionado pelo gênero" (wikipedia, veja link abaixo).

O tema das canções dos "chorinhos" com letras é a "súplica amorosa": regularmente a poesia é dirigida à amada e o cantor/compositor lembra a época em que se conheceram, as juras de amor eterno, as promessas vãs e o amor impossível.

No plano da linguagem a letra possui versos que contrastam singeleza e erudição, ou seja, ao mesmo tempo em que trata de temas cotidianos de amor, retrata uma intenção de elevar a linguagem num excesso romântico que encanta a audição pela simplicidade e brejeirice. A letra, entoada dolentemente, revela sentimentos de saudades revestidos por suspiros.

Que as crianças e jovens entrem em contato com a linguagem poética e musical do gênero Choro

Que as perceba (poesia e música) como uma forma diferente de utilizar a linguagem romântica

Que sejam capazes de assumirem o papel de manifestantes do gênero através da pantomima*, antecipada pela pesquisa que os acessará ao conhecimento necessário à transmissão de seus saberes sobre o Choro (veja link da wikipédia sobre pantomima).

Fases do Trabalho:

1. Apresentação do curta "Chorinhos e Chorões"

2. Fruição: Audição das músicas: "Flor amorosa" e "Carinhoso"

3. Debate sobre quais são os "sentimentos" frente ao amor e à mulher, nestas composições

4. Composição cênica de uma pantomima musical, em que os alunos possam transmitir o que aprenderam ao mesmo tempo em que dão a conhecer o gênero musical Choro através de uma dublagem das músicas ouvidas

5. Extrapolação: pode-se extrapolar o tema Choro fazendo comparações musicais acerca do tema "Amor e mulher", refletindo sobre como se portava o cavalheiro frente sua amada dama nas diferentes décadas, desde o fim do século XIX e início do século XX até nossos dias - século XXI (veja link referente a DALL'ORTO).

Orientações Didáticas:

Pode-se introduzir a discussão musical com crianças e jovens a partir da audição de diversas músicas do gênero posto que seu conhecimento deste, geralmente, é restrito. As atividades de escuta precisam ser organizadas e supervisionadas, para que sejam proveitosas. Como se trata de material de época, a audição pode se dar através da Internet, seguindo as etapas abaixo:

Pedir que os participantes concentrem-se apenas em ouvir a música

Falar acerca da época em que a música foi produzida e sobre seus compositores/cantores

Discutir os sentimentos que a música lhes provoca e qual a ligação dela com o conceito de amor e de mulher refletidos à época

Incentivar a audição da obra toda por várias vezes. Num primeiro momento, dirigindo a atenção dos participantes para os instrumentos tocados e, num segundo momento, para as emoções provocadas pela audição.