|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Pais e filhos: Hoje e ontem


Plano de Aula do Filme 10 Advertências e 01 Benção | Documentário | De Kiko Mollica | 2005 | 8 min | MG


Quanto mais crescemos, mais nos parece que nossos pais pararam no tempo. Saímos da infância e abandonamos a ideia de que eles (pai e mãe) são nossos heróis. A adolescência vem, os questionamentos aumentam. A juventude se estabelece e passamos a achar que o mais importante é a liberdade, a chance de viver sem conselhos, orientações ou cobranças paternas e maternas. É assim hoje em dia, foi assim ontem, no passado, próximo ou distante. Em 10 Advertências e 01 Benção acompanhamos a história de um jovem de 23 anos, do interior de Minas Gerais, que ao sair de casa, rumo à tão sonhada liberdade, recebe ao embarcar no ônibus, uma folha de papel contendo as tais advertências e a benção mencionadas no título... Este papel nunca deixou sua carteira...




Objetivos
O conflito geracional é uma realidade. O mundo muda. Os valores se alteram. A informação chega de forma mais rápida e, com isso, a sensação de que é preciso voar ou ainda a percepção dos pais e da família como elementos que impedem estes vôos. Entre a adolescência e a juventude, os pais deixam de ser as pessoas que acolhem ou representam o "porto seguro" no qual os filhos podem a qualquer momento aportar. Rever esta situação e perceber que, apesar das diferentes formas de pensar o mundo, pais e filhos têm ainda muito em comum, especialmente o amor que os une para sempre, é essencial para melhorar o futuro de ambos. Manter a proximidade, o diálogo e o afeto passam a ser possibilidades de trabalho a se realizar a partir deste curta.

Situação Didática
Este filme é interessante para trabalhar com adolescentes, jovens e até mesmo com turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Permite abrir discussões e trabalhar com as histórias dos próprios alunos, estimulando-os a perceber como andam suas relações familiares, seus laços com os pais. Proposição interessante para este filme seria, além desta abertura com paralelos entre o que se vê na tela e o que eles vivem, buscar histórias na mídia sobre como andam as relações entre pais e filhos. Trabalhar com músicas clássicas sobre o tema, como Pai (de Fábio Jr.), Como nossos pais (de Belchior, interpretado por Elis Regina) ou ainda Pais e Filhos (de Renato Russo). Para finalizar, seria interessante integrar os pais na ação, passando o filme para eles e verificando quais advertências e bençãos dariam hoje para seus filhos.

Comentários
Família é um tema universal, imortal e de primordial importância. Destacar a necessidade de boas relações na célula mater da sociedade é essencial. A escola pode colaborar com isso, estimulando o diálogo, a compreensão, a tolerância entre pessoas de gerações diferentes que pensam o mundo a seu redor a partir de diferentes parâmetros e formações. Valorizar pais e mães, estimular o amor maior que só existe dentro da casa de cada família, estas são lições importantes a serem trabalhadas pelos educadores - ontem, hoje e sempre!

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado