Passaredo, Passarim.

Plano de Aula do Filme Passo | Animação | De Alê Abreu | 2007 | 4 min | SP

Muitas vezes o meio ambiente de um passarinho é a gaiola, mas, será que isso está certo? O que aconteceria se todos nós fossemos privados de estar onde gostamos para nos mantermos fechados em outro lugar? Vale a pena a reflexão a partir do curta "Passos" que nos inspira a olhar e transformar o que falta no meio ambiente que habitamos.

Expressar de uma forma poética a visão de meio ambiente das crianças

Estimular a criatividade

Aproximar o professor do aluno

Interagir com uma causa social.

Etapa 1: (10 minutos)

Para o início do encontro o professor poderá ambientar o espaço da sala de aula, a ideia é que as crianças cheguem ao som de passarinhos (para esse recurso pode ser utilizado um vídeo disponível no youtube).

Com os alunos acomodados em sala de aula, o professor poderá exibir o curta "Passos".

Etapa 2: (30 minutos)

Com o intuito de deixar claro para as crianças que o meio ambiente começa pelo espaço onde elas vivem, o professor poderá explanar sobre o assunto.

Abaixo, seguem algumas dicas de questões que podem ser o mote para ajudar na mediação dessa conversa:

"Qual seria o verdadeiro meio ambiente do passarinho?"

"Onde é a casa do passarinho do vídeo?"

"Será que o passarinho ficou mais feliz depois de ter mudado de casa?"

"O passarinho voltou para o seu lar?"

A proposta é trabalhar o lúdico das crianças por meio dessa conscientização sobre o que é "meio ambiente", para isso, o professor pode solicitar que eles desenhem em um papel onde eles vivem, pode ser a casa, a rua, o quarto, enfim, é importante que eles sintam-se livres para criar e que o desenho seja repleto de detalhes.

Etapa 3: (20 minutos)

Com segunda etapa dessa proposta finalizada, podemos promover uma exposição na sala de aula.

O professor poderá exibir os trabalhos e pedir para que os alunos passeiem para conhecer o meio ambiente dos amigos.

Para que seja um momento dinâmico, essa apreciação pode acontecer com uma música ambiente, sugiro "Passaredo" versão da Adriana Partimpim.

Etapa 4:

Cercado de passarinhos, o tema dessa aula pode ser desdobrado em uma causa social. Muitos passarinhos morrem por engolirem chicletes, eles grudam em seus pequenos bicos, fazendo com que eles não consigam respirar. Os chicletes jogados na rua, na escola, atraem os passarinhos pelo açúcar.

Para finalizar essa proposta, em outro encontro o professor, de uma maneira leve, poderá promover uma campanha na escola para conscientização sobre esse problema, pautando também no descarte correto do lixo.

A sugestão (que pode ser inclusive avaliativa) é que as crianças produzam cartazes com desenhos, colagens, montagens etc, pedindo para que o chiclete seja descartado embrulhado e no lixo para não prejudicar o meio ambiente dos passarinhos que tem o privilégio de estarem livres nas grandes cidades.

Avaliação:

Análise dos cartazes promovendo a campanha "Não mate passarinho, jogue seu chiclete no lixo".