|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Passaredo, Passarim.


Plano de Aula do Filme Passo | Animação | De Alê Abreu | 2007 | 4 min | SP


Muitas vezes o meio ambiente de um passarinho é a gaiola, mas, será que isso está certo? O que aconteceria se todos nós fossemos privados de estar onde gostamos para nos mantermos fechados em outro lugar? Vale a pena a reflexão a partir do curta "Passos" que nos inspira a olhar e transformar o que falta no meio ambiente que habitamos.





Objetivos

 Expressar de uma forma poética a visão de meio ambiente das crianças

 Estimular a criatividade

 Aproximar o professor do aluno

 Interagir com uma causa social.


Situação Didática

Etapa 1: (10 minutos)

Para o início do encontro o professor poderá ambientar o espaço da sala de aula, a ideia é que as crianças cheguem ao som de passarinhos (para esse recurso pode ser utilizado um vídeo disponível no youtube).

Com os alunos acomodados em sala de aula, o professor poderá exibir o curta "Passos".

Etapa 2: (30 minutos)

Com o intuito de deixar claro para as crianças que o meio ambiente começa pelo espaço onde elas vivem, o professor poderá explanar sobre o assunto.

Abaixo, seguem algumas dicas de questões que podem ser o mote para ajudar na mediação dessa conversa:

"Qual seria o verdadeiro meio ambiente do passarinho?"

"Onde é a casa do passarinho do vídeo?"

"Será que o passarinho ficou mais feliz depois de ter mudado de casa?"

"O passarinho voltou para o seu lar?"

A proposta é trabalhar o lúdico das crianças por meio dessa conscientização sobre o que é "meio ambiente", para isso, o professor pode solicitar que eles desenhem em um papel onde eles vivem, pode ser a casa, a rua, o quarto, enfim, é importante que eles sintam-se livres para criar e que o desenho seja repleto de detalhes.

Etapa 3: (20 minutos)

Com segunda etapa dessa proposta finalizada, podemos promover uma exposição na sala de aula.

O professor poderá exibir os trabalhos e pedir para que os alunos passeiem para conhecer o meio ambiente dos amigos.

Para que seja um momento dinâmico, essa apreciação pode acontecer com uma música ambiente, sugiro "Passaredo" versão da Adriana Partimpim.

Etapa 4:

Cercado de passarinhos, o tema dessa aula pode ser desdobrado em uma causa social. Muitos passarinhos morrem por engolirem chicletes, eles grudam em seus pequenos bicos, fazendo com que eles não consigam respirar. Os chicletes jogados na rua, na escola, atraem os passarinhos pelo açúcar.

Para finalizar essa proposta, em outro encontro o professor, de uma maneira leve, poderá promover uma campanha na escola para conscientização sobre esse problema, pautando também no descarte correto do lixo.

A sugestão (que pode ser inclusive avaliativa) é que as crianças produzam cartazes com desenhos, colagens, montagens etc, pedindo para que o chiclete seja descartado embrulhado e no lixo para não prejudicar o meio ambiente dos passarinhos que tem o privilégio de estarem livres nas grandes cidades.

Avaliação:

Análise dos cartazes promovendo a campanha "Não mate passarinho, jogue seu chiclete no lixo".


Comentários

Para saber mais:

Solos de Viola Caipira e Sons de Pássaros

Passaredo - por Adriana Partimpim

Matéria sobre a morte de passarinhos que comem chicletes nas ruas

Referências bibliográficas:

RAU, Maria Cristina Trois Dorneles - "A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica" 2. Ed. Curitiba, Editora Ibpex, 2011.


Pedagogo Autor do Plano de Aula
Filipe Macedo


Formação: Ator, contador de histórias e educador - Cursando a Pós Graduação Lato Sensu "A Arte de Contar Histórias - abordagens poéticas, perfomáticas e literárias" pela Facon, graduado em Tecnologia de Produção Audiovisual pelo Centro Universitário Anhanguera, com formação Técnica em Artes Dramáticas pelo Senac, especializado em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pelo Instituto Peniel .
Atividades Profissionais: Consultor pedagógico do Instituto Paramitas, Educador de Comunicação na Cepac Barueri (Associação para proteção de crianças e adolescentes), Mestre e Contador de Histórias na escola Lumiar SP, Orientador Socioeducativo no Programa Jovens Urbanos da Fundação Itaú Social, Educador de Teatro na Associação Eremim - Osasco SP, diretor da Companhia de Investigação Teatral Minha, Nossa.
Nível: Ensino Superior