|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 2924 { professores: 0 | usuários com coleções públicas: 0 }

Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Produzindo curtas sobre Pixinguinha


Plano de Aula do Filme Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba | Documentário | De Ricardo Dias, Thomaz Farkas | 2007 | 10 min | SP


O curta-metragem Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba trata do único testemunho visual existente de Pixinguinha e seus companheiros tocando juntos. Filmado por um dos diretores do curta, Thomas Farkas, em 1954,foi recentemente restaurado e incluída a trilha sonora.




Objetivos
Conceber a memória como elemento da História e da Cultura. Empreender a importância dos registros visuais para a construção da memória e da História. Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para registros. Ampliar o conhecimento sobre a música brasileira. Elaborar um álbum musical que resgate história de vida dos compositores, composições, canções dos que aparecem no Curta.

Situação Didática
1. Apresentar o curta Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba 2. Conversar sobre o tema do filme e o que conhecem sobre o mesmo. Discutir a importância da Memória e do registro para a produção desse curta. 3. Propor a idéia da elaboração de um curta metragem sobre Pixinguinha 4. Em pequenos grupos, pesquisar sobre Pixinguinha: principais composições, compositores e cantores que se inspiraram neles. Durante a pesquisa os alunos devem ser orientados a escrever para lembrar dados e arquivar imagens e informações relevantes. Propor também a pesquisa em arquivos de áudio. É preciso dividir papéis nos grupos: quem vai buscar informações textuais, quem vai buscar imagens, quem irá buscar o áudio... 5. Dentre as imagens que deverão compor o curta, os alunos deverão colher depoimentos de familiares e conhecidos que tenham vivido na época de Pixinguinha. 6. Na sala de informática, cada grupo deverá organizar as informações obtidas em Vídeo usando, por exemplo, o Movie Maker (veja como fazer em http://www.apostilando.com/download.php?cod=457) 7. Organizar a exibição dos curtas, disponibilizando- os no Youtube (veja com fazer em http://www.slideshare.net/oynavy04/youtube-tutorial e http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=284) ou em sessões de cinema na escola usando um projetor multimídia. 8. Avaliação: os alunos devem ser envolvidos na avaliação durante toda a seqüência, percebendo sua capacidade em resolver problemas, criar estratégias, analisar e refletir sobre os conteúdos selecionados para o curta.