A Peste da Janice: Um caso de Bullying?

Plano de Aula do Filme A Peste da Janice | Ficção | De Rafael Figueiredo | 2007 | 15 min | BA

No cotidiano da escola enfrentamos situações de bullying entre os alunos. Este filme é uma oportunidade para refletir com eles sobre situações cotidianas na escola.

- Refletir com os alunos sobre o bullying e identificar situações do cotidiano da escola. - Pensar soluções conjuntas para lutar contra este tipo de atitudes. - Prevenir situações de bullying na escola.

Antes de assistir o vídeo, divida os alunos em pequenos grupos de 3 ou 4 integrantes para que discutam o que eles acham que é bullying, colocando exemplos do cotidiano. Peça a cada grupo para fazer uma lista. Recolha todas as listas. As mesmas serão usadas num próximo momento. Assista ao vídeo "A peste da Janice" com alunos. Após o vídeo faça uma breve discussão com os alunos: O que sucede com a Alice no filme? Está certa a atitude das colegas? Vocês acham que isso é bullying? Por que? O que vocês fariam no lugar das colegas? O que vocês fariam no lugar da Alice? Após a discussão leia as listas que os alunos escreveram na primeira parte da aula. Faça uma explicação sobre o bullying: Bullying é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir outros. Bullying pode assumir várias formas e pode incluir diferentes comportamentos, tais como:  Violência e ataques físicos  Gozações verbais, apelidos e insultos  Ameaças e intimidações  Extorsão ou roubo de dinheiro e pertences  Exclusão do grupo de colegas Agora devolva as listas para os grupos e peça que analisem novamente se os exemplos que eles mencionaram seriam considerados "bullying". Peça a cada grupo escolher um dos exemplos da lista e pensar numa solução: O que eles fariam para resolver essa situação? O que eles fariam para evitar chegar nessa situação? Para finalizar faça uma espécie de assembleia onde cada grupo exponha seu caso e possam ser debatidos entre todos.

Denise