Adolescência ou adolescências?

Plano de Aula do Filme Antes que Seja Tarde | Ficção | De André Queiroz | 2007 | 14 min | SP

Adolescência ou adolescências? Os adolescentes não conformam um grupo homogêneo: o que eles têm em comum e a idade. Vivem circunstancias diferentes e têm necessidades diversas.

Que os adolescentes possam expressar suas formas de viver situações típicas e toma consciência de suas diferentes formas de vivê-las. Que tenham a oportunidade de expressar suas vivencias e sentimentos.

a) Selecionar várias experiências o situações típicas na vida de um adolescente: se preparar para uma balada o uma saída, o momento antes de uma prova ou avaliação, o momento depois de uma briga, etc. Pedir aos adolescentes que selecionem uma situação qualquer (a mesma para todos) b) Apresentar aos adolescentes uma variedade de fotos, desenhos, imagens e pedir o seguinte: Escolhe uma foto, imagem, desenho que simbolize da melhor forma possível um ou vários aspectos do modo em que você viveu essa experiência e que te permita falar sobre o que sentiste nesse momento (também você pode escolher a imagem que esteja mais longe da tua experiência) c) Dividir os alunos em subgrupos de 4 ou 5. Depois da reflexão individual cada uno descreve a seus colegas a sua imagem e expressa por que a escolheu. d) Assistir ao filme. e) Cada subgrupo deverá refletir a partir da atividade anterior sobre a atuação do personagem do filme. Discutir no grupo o que eles fariam no lugar dele e escolher uma imagem que represente a atitude deles. f) Fazer uma apresentação conjunta onde todos os grupos possam se expressar.

Denise