Metamorfoses!

Plano de Aula do Filme A Casa do Mestre André | Ficção | De Leo Sykes | 2007 | 15 min | DF

Quando somos proibidos de fazer uma coisa que gostamos logo damos um jeitinho de fazer escondido ou de outra forma. A casa do mestre André se tornou abrigo para dois palhaços que adoram brincar de fazer música! Acompanhados por dois novos amigos os engraçados palhaços caminham até um lugar onde eles aprenderão que a música está em todas as coisas, até mesmo no que a gente pensa ser lixo.

Aprender sobre reciclagem.

Estimular a criatividade das crianças.

Desenvolver um olhar diferente para o lixo.

Etapa 1: (30 minutos)

Para o início da proposta, o professor poderá espalhar pela sala imagens de objetos que são úteis para a reciclagem. Exemplo: garrafa pet, palito de sorvete, embalagens no geral, restos de lápis etc.

A ideia é que os alunos comecem o encontro conhecendo esses objetos, e a partir da orientação do professor, se espalhem pela escolha em busca deles, é importante que seja distribuído sacos para que esses objetos sejam colocados.

Etapa 2: (40 minutos)

Com o retorno dos alunos, o professor poderá orientá-los a separar os objetos organizadamente por conjunto de itens, por exemplo, um conjunto com apenas garrafas, outro de embalagens, e assim sucessivamente, após a organização é necessário que eles se dividam em grupos, cada grupo irá cuidar da limpeza de um conjunto dos objetos, é importante que o professor auxilie e oriente cada grupo para fazer a limpeza.
Após a finalização da organização e limpeza dos materiais, poderá exibir o curta "A casa do Mestre André".

Etapa 3: (50 minutos ou mais)

Depois de ter assistido o curta, o professor poderá solicitar que os alunos pesquisem na internet brinquedos ou instrumentos musicais que são produzidos com material reciclável. É importante que além de pesquisar o objeto, eles tenham claro que é necessário pesquisar o passo a passo para a confecção deles.

A ideia é que os alunos tragam sugestões de adereços que podem ser confeccionados a partir do material coletado por eles, "metamorfoseando" o lixo, assim como no curta com os amigos do Mestre André.

Obs. Para essa etapa é necessário que a instituição disponibilize materiais de apoio como: cola, tinta, papel etc.

Etapa 4: (50 minutos ou mais)

Chegou a hora de colocar a mão na massa! Os alunos poderão escolher o que será produzido, se distribuírem em grupo e confeccionar o seu objeto ou brinquedo, caso seja necessário eles podem trazer algum outro material reciclado de casa, o importante é que eles estejam livres para manusear os objetos e criar o formato que eles idealizaram.

O objetivo é que o professor seja apenas o mediador da atividade, se colocando disponível para contribuir com alguma questão, porém é importante trabalhar a autonomia dos alunos durante a produção.

Caso seja necessário, no final deste plano de aula, indicamos alguns links com dicas especiais de brinquedos e instrumentos feitos a partir do lixo reciclável.

Etapa 5: (50 minutos ou mais)

Em outro encontro os alunos poderão brincar com o que foi produzido por eles e por seus colegas seria interessante que cada um compartilhe o seu adereço com o grupo, e que essa aula seja destinada apenas para brincar, incentivando eles a reproduzirem a atividade em casa, com o lixo doméstico.

Se a instituição disponibilizar de um espaço, os alunos poderão deixar os trabalhos lá para que outras crianças possam brincar, esse lugar poderá se tornar uma "Recicloteca" uma brinquedoteca de brinquedos reciclados.

Avaliação:

Podemos sugerir como avaliação um concurso do brinquedo ou instrumento musical mais criativo, para isso são necessários alguns requisitos:

Execução

Funcionalidade

Criatividade

Apresentação.

Outra sugestão avaliativa é que eles escrevam sobre sua experiência com a atividade, colocando as dificuldades, pontos fracos e fortes.