|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.


Plano de Aula do Filme Clarita | Documentário | De Thereza Jessouroun | 2007 | 14 min | RJ


Muitas são as doenças que podem afetar aos idosos. É muito importante que a família saiba lidar com as mesmas, para poder ajuda-los e confortá-los da melhor forma possível.




Objetivos
- Que os alunos entendam que existem "pessoas dependentes" (neste caso idosos e enfermos) - Sensibilizar aos nossos alunos sobre a responsabilidade do cuidado dos idosos. - Que conheçam as diferentes doenças que padecem as pessoas maiores.

Situação Didática
Passar o filme como disparador. Realizar uma discussão com os alunos sobre o filme e perguntar se já tiveram ou tem algum caso na família. É importante dar o espaço para que os alunos possam contar as suas experiências familiares sobre Alzheimer ou outras doenças. Conversar sobre a importância de estar bem informados para poder ajudar as pessoas doentes da família. A sala será dividida em grupos, os quais deverão escolher um tipo de doença para pesquisar. O grupo deverá montar uma apresentação focada em sugestões de como lidar com essas pessoas além de falar sobre as características da mesma. O professor pode orientar os alunos a entrevistarem especialistas.

Comentários
Uma sugestão extra é marcar uma visita à alguma instituição que trabalhe com pessoas doentes onde os alunos possam vivenciar uma atividade de integração com eles.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Denise