|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Filmes
Filtrar por

Minha amizade pode transformar vidas


Plano de Aula do Filme Leonel Pé-De-Vento | Animação | De Jair Giacomini | 2006 | 15 min | RS


O cotidiano escolar atual costuma assustar devido ao crescimento da violência física e psicológica entre os alunos e até mesmo entre alunos e professores. "Leonel Pé-de-Vento", disponível no "Curta na Escola", pode ser o ponto de partida para um trabalho que amenizará conflitos em fase tão emocionante quanto a adolescência.




Objetivos
Reforçar conceitos como amizade, respeito, solidariedade, generosidade Promover o respeito às diferenças Incentivar a paz e a tolerância Desenvolver a expressão oral.

Situação Didática
Iniciar as atividades assistindo ao filme "Leonel Pé-de-Vento". O tema despertará reflexões sobre o bullying e neste momento cabe oferecer aos alunos sua definição: "Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato." (Revista Nova Escola) Conhecido o termo os alunos devem ser levados para a sala de informática para que pesquisem em duplas sobre o assunto, os motivos que o fazem acontecer, os tipos de agressão, a definição de cyberbullying, as consequências para o agressor e o agredido, quando os professores sofrem bulliyng, o bullying entre crianças mais novas, etc. Após a pesquisa promover um seminário onde os alunos terão a oportunidade de fazer uma apresentação de cinco minutos sobre o tema escolhido. Terminada as apresentações retomar ao filme "Leonel Pé-de-Vento" e estimular uma discussão. Podem ser usadas as seguintes perguntas como estímulo: 1. Por que Leonel era discriminado? 2. Como se sentia vivendo isolado? 3. Vocês conhecem alguém que sofre alguma discriminação? Sem citar o nome, podem contar o porquê e que tipo de agressão ele sofre? Como acham que ele se sente? 4. Leonel teve ajuda de Mariana para passar a viver feliz quando ela ofereceu para ele sua amizade e seu amor. O que podemos fazer para ajudar nossos amigos que sofrem algum tipo de violência seja física ou psicológica? Além das sugestões dos alunos é louvável promover uma campanha na escola contra o bullying, que pode ser através de cartazes, convite a pessoas de fora da escola para falar sobre o tema ou até mesmo e mais interessante, propor à turma que criem palestras ou peças teatrais de conscientização para toda escola que promovam a generosidade, a paz, a tolerância, o respeito às diferenças. Sugestões de sites: Nova Escola - http://revistaescola.abril.com.br Sugestões de leitura: Apenas Diferente - Anna Cláudia Ramos Viva a Diferença - Roberto Caldas

Comentários
Avaliação: Através da observação das apresentações orais das pesquisas, se houve mudança no comportamento dos alunos com relação aos colegas durante e após o trabalho. Atentar durante as palestras e/ou peças teatrais para o desenvolvimento da oralidade, da desenvoltura e do conteúdo criado pelos alunos.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
teste