|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Estudos sobre Crônica com Luis Fernando Veríssimo


Plano de Aula do Filme Mentira | Ficção | De Flávia Moraes | 1989 | 9 min | SP


A partir do curta "Mentira" e de outros curtas, pretendemos abordar a adaptação das Crônicas de Luís Fernando Veríssimo para a linguagem audiovisual. Trabalharemos, também, o gênero crônica: linguagem, temas abordados, características e suas funções enquanto gênero literário. Para finalizar, pretendemos organizar um sarau com crônicas e pedir para que os alunos produzam um texto desse gênero.




Objetivos
- Refletir sobre o gênero discursivo Crônica - Analisar a constituição do contexto de produção, as representações de mundo e as interações sociais do gênero que originou a obra (crônicas de Luis Fernando Veríssimo).

Situação Didática
1a Etapa Exiba o curta "Mentira". Informe que o filme é baseado em uma crônica de Luis Fernando Veríssimo. Pergunte aos alunos se já conheciam o autor e seu estilo. 2a Etapa Disponibilize os endereços dos curtas: A Voz da Felicidade - http://portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=1422 e O Brinco - http://portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=205 para que assistam, indicando que também são baseados em crônicas do mesmo autor. Peça que atentem ao estilo ou traços em comum entre as produções. Discuta com a turma conteúdo e a linguagem utilizada. 3a Etapa Na sala de informática, peça que os alunos acessem crônicas de Veríssimo, disponíveis em http://literal.terra.com.br/verissimo/ . Aponte quais as temáticas abordadas nos textos e o que caracteriza a produção textual desse autor, levando-os à reflexão sobre o gênero discursivo utilizado. 4a Etapa (Avaliação da prática) Divida a turma em grupos e definam os temas para que eles pesquisem crônicas de diversos autores (exemplo: futebol, amor, escola, família, etc.). Cada grupo deve assumir um tema, com a tarefa de compartilhar crônicas sobre o mesmo na aula seguinte. Alerte-os que, na Internet, encontram-se muitos textos que têm autoria duvidosa e que são atribuídos a autores famosos, devendo-se analisar a procedência da informação e a autoria do site. Organize um sarau de crônicas com a turma para que compartilhem as leituras realizadas. Proponha que, em grupos, produzam crônicas. Realize a revisão textual com os grupos. Organize a publicação das crônicas em um blog da turma, utilizando serviços gratuitos, disponíveis na Internet.

Comentários
Com notas e adaptações pela Equipe Curta na Escola.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Eliane Candida Pereira


Formação: Psicologia, Pedagogia com habilitação em Administração e Supervisão Escolar, Psicopedagogia Institucional
Atividades Profissionais: Formação Continuada de Educadores
Nível: Ensino Médio