|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Vídeo na Escola e nas Aldeias


Plano de Aula do Filme Prîara Jõ. Depois Do Ovo, A Guerra | Documentário | De Komoi Panará | 2008 | 15 min | PE


Criado em 1987, Vídeo nas Aldeias (VNA) é um projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil. O objetivo do projeto foi, desde o início, apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de um produção compartilhada com os povos indígenas (fonte: http://www.videonasaldeias.org.br/2009/vna.php ). O vídeo foi realizado com índios Panará. "Os Panará, também conhecidos como Krenakore, foram oficialmente contatados em 1973, quando a estrada Cuiabá-Santarém estava em construção e cortava seu território tradicional na região do Rio Peixoto Azevedo. A violência do contato ocasionou morte de 2/3 de sua população, em razão de doenças e massacres. À beira do extermínio, em 1975 foram transferidos pela Funai para o Parque Indígena do Xingu. Depois de 20 anos exilados, os Panará reconquistaram o que ainda havia de preservado em seu antigo território, onde construíram uma nova aldeia. Além dessa vitória, alcançaram um feito inédito na história dos povos indígenas e do indigenismo brasileiro, quando em 2000 ganharam nos tribunais, contra a União e a Funai, uma ação indenizatória pelos danos materiais e morais causados pelo contato. Tal vitória, se não lhes apaga as tristes marcas de sua história, projetam-lhes para um futuro mais digno." (fonte: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/panara ).




Objetivos
Conhecer elementos da cultura de um dos povos indígenas do Brasil. Valorizar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais. Reconhecer o uso do vídeo como um documento da História.

Situação Didática
Após exibir o curta "Prîara Jõ. Depois Do Ovo, A Guerra" divida a turma em grupos para pesquisar: Quem produziu esse vídeo e com quais objetivos? Qual o idioma falado pelas crianças no vídeo? Onde está localizado o povo Panará? Peça que descubram outros elementos da cultura Panará. Promova uma socialização das informações e estimule que explorem outros curtas da série Vídeo nas Aldeias em http://www.videonasaldeias.org.br/2009/video.php


Pedagogo Autor do Plano de Aula
Mayra Vaz &Eliane Pereira