Inventando a Felicidade

Plano de Aula do Filme Rua das Tulipas | Animação | De Alê Camargo | 2007 | 10 min |

Todos nós estamos em uma busca constante da felicidade. Todos os dias são lançados novos produtos, novos cosméticos, novos eletrônicos com a promessa de garantir nossa felicidade e satisfação. Mas será que existe alguma invenção que garanta a felicidade para todos? Esse curta, que conta a história de um grande inventor, acostumado a criar soluções para todos os moradores de sua rua, é uma excelente oportunidade de discutir esse tema com os alunos.

- Discutir o conceito de felicidade
- Refletir sobre o crescimento e etapas da vida
- Incentivar a solução de problemas com criatividade

1° momento:

Antes de assistir com os alunos ao curta "Rua das tulipas", em uma roda de conversa, questione os alunos como eles definiriam a felicidade e pergunte o que faz com que eles se sintam felizes.

Faça uma tabela com todas as colocações dos alunos, apontando as semelhanças e diferenças existentes na percepção de cada um para que eles percebam que nem sempre o que é importante para uma pessoa, é também importante para a outra. Assista ao filme com os alunos.

2° momento:

Discuta com eles o que mais chamou atenção na história do filme. Assista novamente ao curta, pausando o mesmo nos pontos mais importantes para mostrar como o inventor ajudava as pessoas a serem mais felizes, como cada pessoa precisava de uma coisa diferente para conseguir a felicidade, e o fato de ele ter ajudado todas as pessoas da rua e ter esquecido da sua própria felicidade

3° momento:

Retomando os pontos que os alunos levantaram no início da aula sobre o que faz com que eles se sintam felizes, divida a turma em pequenos grupos e desafie cada grupo a elaborar um projeto de invenção que ajude as pessoas a serem mais felizes. Cada grupo poderá elaborar apenas uma invenção e terá que pensar na felicidade de todos e não apenas de uma pessoa. Distribua materiais recicláveis, papéis, canetas, cola, entre outros, para que os grupos desenvolvam o protótipo da sua invenção.

4° momento:

Organize um momento para que os grupos apresentem para a turma suas invenções, explicando as funções que elas possuem e como eles acreditam que ela ajudará as pessoas a serem mais felizes.

Faça uma avaliação com a turma sobre o que eles acharam do projeto, se foi fácil pensar em alguma coisa que ajude na busca coletiva pela felicidade, e se eles acreditam que a felicidade pode ser encontrada em pequenas coisas que já fazem parte do nosso dia a dia. Organize com os alunos um espaço na escola para deixar os protótipos expostos para toda a comunidade escolar com a explicação geral do projeto e individual de cada invenção.

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas