Aprendendo com as Fábulas

Plano de Aula do Filme História De Umbigo | Animação | De Michelle Gabriel | 2009 | 10 min | SP

O gênero textual fábula foi particularmente desenvolvido por Esopo, na Grécia Antiga. Ele utilizava diálogos de animais para transmitir sabedoria moral às pessoas que ouviam suas histórias. Ao ouvir fábulas, as crianças passam a refletir sobre sua própria vida e seus valores. O curta "História de Umbigo" é uma fábula sobre ciúmes e afeição e conta a história da pequena Milu quando descobre que terá de dividir seu reino particular com um irmãozinho.

- Compreender as características de Fábula

- Conhecer diferentes Fábulas

- Produzir uma peça teatral

1° momento:

Antes de assistir com os alunos ao curta "História de Umbigo ", em uma roda de conversa, questione os alunos se eles já ouviram alguma fábula.

Para que essa atividade seja mais produtiva, é importante que o professor selecione previamente algumas fábulas para apresentar para os alunos. Sugerimos que separe algumas fábulas de Esopo como "O leão e o Ratinho" e "A tartaruga e a Lebre".

Apresente para os alunos as fábulas selecionadas e proponha uma leitura coletiva das mesmas. Você pode sugerir que cada aluno leia uma parte da história.

2° momento:

Questione os alunos sobre o que os textos lidos tem em comum e o que eles aprenderam com cada um deles.

Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões? (as questões são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade)

- Do que se trata o curta?

- Quais reflexões o curta provoca?

- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?

- Qual a mensagem que o curta quer passar?

Explique que fábulas são narrativas que utilizam animais, forças da natureza, ou objetos com características humanas para transmitir uma moral para quem lê.

3° momento:

Divida os alunos em pequenos grupos e solicite que façam uma pesquisa na internet sobre fábulas

- Quais as fábulas mais famosas e suas respectivas morais?

- Quem são seus escritores?

- Quais são as características das fábulas?

4° momento:

Cada grupo deverá escolher uma fábula para produzir uma peça teatral.

O grupo deverá se dividir pensando nas seguintes tarefas:

- Responsável pelo roteiro

- Responsável pela direção e ensaio

- Responsável pela criação do cenário

- Responsável pela caracterização dos personagens

- Atores

- Responsável pelo áudio.

Depois das peças ensaiadas, organize um dia para apresentar para toda a comunidade escolar.

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas