|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Aprendendo a dividir espaço...


Plano de Aula do Filme História De Umbigo | Animação | De Michelle Gabriel | 2009 | 10 min | SP


Quando uma nova criança chega ao mundo e um(a) irmãozinho(a) a aguarda em seu novo lar, é preciso que a família se prepare para que entre os dois filhos haja amizade e amor. Não é fácil para quem tem o trono, ainda em tenra idade, passar o cetro e a coroa. Por isso mesmo se faz mais do que necessária a atenção dos pais para este novo contexto que se forma. Se em casa é complicado, imagine então o que acontece quando as crianças são encaminhadas ainda bem novinhas de casa para a escola, ingressando na Educação Infantil. Dividir espaço com outros é bastante difícil e é preciso um bom plano de ação para empreender esta espinhosa tarefa a contento!




Objetivos
Estimular a integração e interação entre crianças pequenas tanto no ambiente doméstico quanto na escola. Estimular o planejamento e a realização de ações em casa e na escola que facilitem o relacionamento entre as crianças da educação infantil. Promover trabalho/ação conjunta entre a escola e a família quanto a integração das crianças a vida escolar na Educação Infantil (o que também irá facilitar a situação doméstica).

Situação Didática
Passar o filme para os pais de alunos recém-egressos na Educação Infantil. Chamar a atenção para que a situação apresentada no curta, apesar de se passar no ambiente doméstico, indica também o cotidiano da integração e disputa por um lugar ao sol entre as crianças na escola. Realizar Brainstorming (Tempestade Cerebral) pedindo aos pais que indiquem ações por eles realizadas que facilitam a integração entre irmãos dentro de casa. Apresentar sugestões ao grupo e colocá-las em debate. Sugerir práticas a partir de textos e materiais de apoio especializado. Implementar práticas em sala de aula.

Comentários
Tanto a família quanto a escola podem contribuir para a melhoria das relações entre irmãos dentro de casa e colegas de escola. Para tanto, a troca de informações tem que ser uma constante, criando-se uma real parceria e cumplicidade entre pais e professores no intuito claro e real de tornar o trabalho educacional mais proveitoso, alegre, prazeroso e harmônico entre os alunos.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado