Eu decido quem vou ser

Plano de Aula do Filme Homem-Bomba | Ficção | De Tarcísio Lara Puiati | 2009 | 13 min | RJ

O medo e a violência imperam em grande parte das escolas brasileiras e nossos alunos precisam de orientação para que o superem e se afastem das drogas e de amizades que possam impedi-los de ter um futuro digno e feliz. Cabe a nós professores darmos bons exemplos na tentativa de reduzir a influência negativa do meio e valorizar a ética e os princípios relacionados ao estudo e ao trabalho. Na tentativa de contribuir nesta empreitada este parecer se apresenta tendo como referência o curta "Homem-Bomba".

Ter a ética e os princípios relacionados ao estudo e ao trabalho como objetivo de vida Contribuir para a redução da influência de pessoas de pretensões maléficas sobre as crianças.

Antes de assistir ao curta "Homem-Bomba" conversar com os alunos sobre seus principais medos e sobre a violência no entorno da escola e em seus bairros. Como fazem para se proteger e evitar possíveis assédios de traficantes. Depois do curta, voltar ao bate-papo estimulando os alunos a falarem sobre o que os trechos que mais os marcaram. Deixar que discorram livremente e se precisar incentivar a discussão lembrando de fragmentos do filme que mostram as armas nas mãos de crianças, a comparação entre as guerras no exterior com as causadas pelas drogas no Brasil, a inocência e o desconhecimento do perigo, o risco que todos correm de levar um tiro como os meninos que voltavam da escola, a preocupação com a morte desde pequenos e a morte prematura de um dos protagonistas. Após a reflexão sobre o filme levar os alunos a refletirem sobre o porquê de crianças tão pequenas serem aliciadas pelo tráfico e terem sua infância roubada. O dinheiro fácil, a falta de perspectivas de uma vida melhor e de referência familiar devem ser destacados. É importante e fundamental na aplicação deste parecer mostrar através de bons exemplos que podemos ter uma vida boa com atitudes e trabalho honestos, que podemos escolher o que vamos ser. Para isto sugere-se convidar ex-alunos que escolheram uma carreira e são bem-sucedidos, ganharam prêmios ou cursam faculdade para falar com os mais jovens sobre suas experiências. Eles certamente se identificarão e serão influenciados pelos depoimentos destas pessoas. É preciso também que a escola seja referência de bons exemplos. Esta é uma atividade que deverá ter continuidade e ser uma constante na vida escolar. O respeito nas relações pessoais é uma lição que se ensina e se aprende diariamente. Os valores devem ser transmitidos na forma de receber os estudantes, no planejar e conduzir as atividades e no próprio comportamento dos adultos. Quando acontecer algum tipo de agressão entre os alunos ou em relação à estrutura da escola sempre voltar ao assunto da violência. Refletir sobre os atos praticados e encontrar soluções para os danos causados. É preciso que toda a escola esteja envolvida na tarefa de ser referência para os alunos e que aprenda a envolver todos na busca de soluções para os problemas do dia a dia e a compartilhar as conquistas.