|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Filmes
Filtrar por

Patativa do Assaré e as variações Linguísticas


Plano de Aula do Filme Patativa | Animação, Documentário | De Ítalo Maia | 2001 | 10 min | CE


O Brasil é um país lindo e enorme, a língua portuguesa tem características tão particulares e tão diversas como as regiões do nosso país. Daí a riqueza de sotaques, os regionalismos, as gírias, os neologismos de cada um. O curta, Patativa, nos leva a viajar para o sertão, onde ele nasceu e viveu. Mostra-nos a trajetória de um mito, de um homem simples que teve pouco acesso à instrução formal e a norma culta da língua, mas isso não o impediu de ser um poeta com uma visão crítica do mundo, escreveu uma poesia do povo e para o povo, cheia de verdade e que clamava por justiça.





Objetivos

Levar o aluno à reflexão sobre as variantes linguísticas através da vida e obra de Patativa do Assaré.

Objetivos específicos:

Discutir sobre os preconceitos linguísticos

Conhecer a vida e obra de Patativa do Assaré

Realizar entrevistas e perceber as variantes linguísticas

Mostrar as variações linguísticas

Conhecer a literatura de cordel

Dramatizar e desenvolver habilidades de comunicação.


Situação Didática

Etapa 1:

O professor pergunta se os alunos sabem o que é preconceito linguístico. Fala sobre as diferentes regiões do país e como cada uma delas tem características muito particulares. Escolhe alguns alunos para dramatizarem o texto: Tipos de assaltantes ou outro da sua escolha. (30 minutos)


Tipos de assaltantes

Assaltante nordestino: - Ei, bichim. Isso é um assalto. Arriba os braços e num se bula nem faça muganga. Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora! Perdão, meu Padim Ciço, mas é que eu to com uma fome da moléstia.


Assaltante mineiro: - Ô sô, prestenção. Isso é um assarto, uai. Levanta os braço e fica quetim quesse trem na minha mão tá cheio de bala. Mió passá logo os trocado que eu num tô bão hoje. Vai andando, uai! Tá esperando o quê, uai?


Assaltante gaúcho: - Ô, guri, ficas atento. Bah, isso é um assalto. Levantas os braços e te aquietas, tchê! Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa as pilas pra cá! E te manda a La cria, senão o quarenta e quatro fala.


Assaltante carioca: - Seguinte, bicho. Tu te deu mal. Isso é um assalto. Passa a grana e levanto os braços, rapá. Não fica de bobeira que eu tiro bem pra. Vai andando e, se olhar pra trás, vira presunto.


Assaltante baiano: - Ô, meu rei. (longa pausa) Isso é um assalto. (longa pausa) Levanta os braços, mas não se avexe não. (longa pausa) Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado. Vai passando a grana, bem devagarinho. (longa pausa) Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado. Não esquenta, meu irmãozinho! (longa pausa) Vou deixar teus documentos na encruzilhada.


 Assaltante paulista: - Orra, meu. Isso é um assalto, meu. Alevanta os braços, meu. Passa a grana logo, meu. Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta para comprar o ingresso do jogo do Corinthians, meu. Pô, se manda, meu. (Autor desconhecido - Texto circulando na internet)



Etapa 2: O professor faz uma roda de conversa e pergunta se os alunos já escutaram falar de Patativa do Assaré, fala um pouco sobre a sua biografia e a sua obra. (10 minutos)


Etapa 3: Apresentação do curta e discussão sobre o conteúdo dos poemas, o tipo de linguagem utilizada e sobre a variante regional. (10 minutos)


Etapa 4: Os alunos pesquisam (na internet ou livros) diferentes poemas de Patativa e realizam um recital. (50 minutos)


Etapa 5: Em grupos os alunos entrevistarão pessoas de diferentes regiões do país (familiares, amigos ou vizinhança) e apresentarão as suas entrevistas dramatizadas para a sala. (30 minutos)



Comentários

Avaliação:

A verificação da aprendizagem será feita por meio da participação dos alunos, da pesquisa e dramatização das entrevistas.



Para saber mais:

Projeto sobre variação linguística

Patativa do Assaré

Sua Pesquisa Patativa do Assaré

Biografia de Patativa do Assaré

Biografia Patativa do Assaré - InfoEscola

Vídeo: PATATIVA DO ASSARÉ - AVE POESIA

Entrelinhas - Patativa do Assaré



Referências bibliográficas:

Dados que foram usados na pesquisa para montar o plano de aula.

Projeto sobre variação linguística

PATATIVA DO ASSARÉ - AVE POESIA

Entrelinhas - Patativa do Assaré



Outras temáticas que podem ser abordadas com o mesmo curta:

A indústria da seca (ciências, biologia, geografia, sociologia, história, filosofia)

A vida sertaneja versus a vida na cidade (geografia, sociologia, história, filosofia)

A visão crítica do mundo (Oficina de Redação, filosofia, sociologia)

A miséria - A desigualdade social (filosofia, geografia, sociologia).




Pedagogo Autor do Plano de Aula
Rosângela Maria de Moura


Formação: Doutora em Ciências da Educação' pela Universidad Nacional de Rosario (UNR) Argentina. Graduada em Letras - Licenciatura e Bacharelado pela USP e pós-graduada em Literatura.
Atividades Profissionais: Professora de português e língua espanhola do Centro Universitário UNIFIEO e do Centro de Línguas Antônio Raposo Tavares. Roteirista de objetos educacionais, escritora premiada em concursos literários, nas categorias ensaio e conto. Autora do Manual Básico de Língua Espanhola. EDIFIEO, 2012 e autora de vários textos literários publicados por diferentes editoras.
Nível: Ensino Superior